Plano de reabertura de Salvador será dividido em três fases e terá relação com o nível de ocupação das UTIs; confira
Plano de reabertura de Salvador será dividido em três fases e terá relação com o nível de ocupação das UTIs; confira
Durante entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (7/7), o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador, Rui Costa, apresentaram o tão esperado plano de retomada das atividades econômicas. Em um primeiro momento, o projeto foi dividido em três fases, que são baseadas fundamentalmente em um ponto: nível de ocupação das unidades de tratamento intensivo (UTIs).
Ou seja, para a fase 1 acontecer, por exemplo, tem que haver menos de 75% de ocupação destas unidades; fase 2 com menos de 70% e fase 3 abaixo de 60%. De acordo com ACM Neto, até ontem (6/7), em Salvador, a ocupação de leitos de UTI estavam em 79,5% e dos leitos clínicos, em 67,7%.
Extraoficialmente, as autoridades acreditam que o projeto poderá começar a ser implantado a partir do dia 15, mas tudo da análise dos dados citados, ou seja, se as metas foram atingidas.
Ambos gestores ressaltaram, ainda, a importância de uma ação em conjunto e, principalmente, que as decisões se basearam em critérios técnicos. "Poucos estados e capitais do Brasil juntaram equipes técnicas para apresentar um único plano. Decisões são técnicas, acompanham critérios científicos de profissionais da área de saúde, não é minha decisão, nem do governador. O foco é assegurar que tenha leito hospitalar para quem precise. Ao longo deste processo, espero olhar e dizer que não faltou leito em hospital em Salvador", ressaltou Neto.
Rui Costa foi além. O governador afirmou que a Bahia está a mais de 30 dias mantendo um padrão de crescimento que tende à estabilização. ” O problema é que estamos em um patamar muito alto de casos novos e de mortes também. Os gráficos tendem à estabilização, mas não conseguimos ainda entrar numa curva de declínio de casos”, ressaltou.
Shoopings e Centros Comerciais
Os shoppings e centros comerciais serão os primeiros a voltar. Para a reabertura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 precisa ser igual ou menor que 75% – hoje está em 79%. Os shoppings irão funcionar de segunda a sábado, das 12h às 20h, escalando os horários para escapar dos momentos de pico.
Comércio de rua
Os estabelecimentos com mais de 200 metros quadrados irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18hs. Entre as regras a serem seguidas, está a de uma uma pessoa a cada nove metros quadrados.
Templos Religiosos e Igrejas
Terão funcionamentos de segunda a sábado, das 10h às 20h. Domingos sem restrição de horário. Ao todo, será permitida a ocupação de 20% da capacidade do salão.
Drive In
Locais deverão funcionar somente com autorização prévia. As pessoas terão que estar exclusivamente dentro de veículos fechados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.