Pesquisa aponta que tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil
Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer nesta quinta (16), na Suíça.
Por Da Redação.
Estudo feito por pesquisadores da Fundação do Câncer aponta que o tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres no Brasil. O trabalho foi apresentado nesta quinta-feira (16/5) pela fundação no 48º encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting (GRELL 2024, na sigla em inglês), na Suíça.
Em entrevista à Agência Brasil, o epidemiologista Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer, o estudo visa a apresentar para a sociedade dados que possibilitem ações de prevenção da doença. “O câncer de pulmão tem uma relação direta com o hábito do tabagismo. A gente pode dizer que, tecnicamente, é o responsável hoje pela grande maioria dos cânceres que a gente tem no mundo, e no Brasil, em particular.”
A região Sul do Brasil apresenta maior incidência para o câncer de pulmão, tanto em homens, com 24,14 casos novos a cada 100 mil, quanto em mulheres, que tem o registro de 15,54 casos novos a cada 100 mil, superando a média nacional de 12,73 casos entre homens e 9,26 entre mulheres.
Apenas as regiões Norte (10,72) e Nordeste (11,26) ficam abaixo da média brasileira no caso dos homens. Já em mulheres, as regiões Norte, Nordeste e Sudeste ficam abaixo da média brasileira com 8,27 casos em cada 100 mil pessoas; 8,46; e 8,92, respectivamente.
LEIA MAIS: Anvisa aprova resolução que aumenta restrições sobre venda do zolpidem
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).