Pasta de dente clareadora funciona? E bicarbonato de sódio? Aratu On Explica para você
Veja os métodos para clarear os dentes mais conhecidos e as recomendações e contraindicações de dentistas
Sabe quando a gente liga a televisão, vê um dente bem branquinho na novela, e se pergunta: "por que o meu não é assim?". E a resposta é: porque, naturalmente, nenhum dente é super branco. Mas, ainda assim, o desejo por clareá-los é antigo. Desde 1860, como explica a dentista Kelly Aleluia, já existiam técnicas para mudar o tom dos dentes, mas com produtos muito diferentes do que os que a gente conhece hoje.
Quais são os métodos de clareamento mais seguros e eficazes? E os que não funcionam, quais são? O que é melhor, clarear, ou colocar lentes dentárias? O clareamento dura a vida inteira? E por que, afinal, ter dentes brancos é tão importante para tanta gente? Aratu On explica para você!
https://youtu.be/WGN_VXMKoWU
De acordo com a dentista Kelly Aleluia, a busca pelo "sorriso perfeito", geralmente, é motivada por fatores psicológicos e sociais. "Esse padrão de beleza do sorriso traz a necessidade de ter dentes claros, grandes, bem torneados e alinhados. Geralmente, o paciente que busca essa mudança está no consultório por diversas razões, principalmente por fatores sociais e psicológicos, e cabe ao profissional acolher e buscar a melhor solução", explica.
A dentista Sabrina Ferreira, colunista do Aratu On, afirma que, hoje, branquear os dentes é o principal pedido dos pacientes - na frente até das lentes, tendência entre influenciadores digitais, ex-BBBs e celebridades brasileiras. "A preocupação com a aparência vem aumentando. O clareamento dental é um dos procedimentos mais pedidos na realidade clínica, por ter como vantagens o baixo custo, comparado a outros procedimentos, ser conservador e com resultados satisfatórios a longo prazo".
O clareamento, aliás, é o mais indicado para quem se incomoda apenas com a coloração dos dentes, não com o formato. Caso contrário, como aponta Kelly, o procedimento deve ser outro. "Caso o paciente deseje fechar espaços, corrigir formatos e até aumentar os dentes, as lentes seriam mais indicadas. São procedimentos distintos, com custos e propostas diferentes".
TÉCNICAS DE CLAREAMENTO CONTRAINDICADAS
Além do clareamento seguro e que realmente traz resultados, feitos em consultório, existem muitas técnicas amadoras, que podem ser perigosas para a saúde ou ineficientes. Algumas delas são: clareamento com bicarbonato de sódio, carvão ativado, creme dental e enxaguantes clareadores. Ao Aratu On, Kelly Aleluia explicou como funciona cada uma delas:
Bicarbonato de sódio:
"Quase todo mundo já fez essa experiência em casa. O que ninguém sabe é que o bicarbonato de sódio é um composto químico natural super abrasivo que não deve ser usado como clareador. Aplicado diretamente à superfície dos dentes, pode resultar no desgaste do esmalte dentário e na erosão, além de lesões nos tecidos moles".
Carvão ativado:
"Carvão, só no churrasco. Não existe comprovação científica de que o carvão ativado funcione efetivamente para clarear os dentes - pelo contrário. Assim como o bicarbonato de sódio, o carvão ativado tem uma ação abrasiva que pode prejudicar o esmalte dentário, causando hipersensibilidade".
Creme dental e enxaguantes clareadores:
"Esses cremes e enxaguantes ditos clareadores podem remover manchas na parte superficial do dente, mas isso não quer dizer que causa o clareamento. Eles apenas removem a sujidade presente no esmalte, podendo apresentar uma ligeira sensação de dente clareado. Contudo, se utilizado com frequência, podem também ocasionar lesões no esmalte".
TÉCNICAS DE CLAREAMENTO SEGURAS
Entre os métodos seguros, comprovados cientificamente, estão o clareamento a laser, realizado em consultório, e o clareamento caseiro, feito com o auxílio e supervisão de um dentista. Kelly detalha os métodos:
Clareamento a laser:
"Conhecido popularmente como clareamento a laser, o clareamento de consultório é um procedimento seguro e eficaz para quem busca dentes brancos. É utilizado um gel clareador químico de alta concentração que proporciona resultados mais rápidos. Arrisco dizer, imediato. O laser é utilizado apenas para ativar ou potencializar o agente clareador. Nem todo mundo pode realizar esse procedimento, como, por exemplo: crianças, gestantes, lactantes, pacientes com hipersensibilidade ou qualquer inflamação gengival/periodontal".
Clareamento caseiro:
"O clareamento caseiro é outra forma segura e eficaz de clarear os dentes, porém, com uma concentração menor do gel clareador e de forma mais lenta. Nesse método, o dentista irá orientar o paciente sobre como e quantas vezes irá utilizar a moldeira com o agente clareador e todos os cuidados necessários. As contraindicações são as mesmas para o clareamento de consultório, além de pacientes com cáries ou restaurações com infiltrações".
RESULTADOS
Os resultados dos procedimentos, como pontua Kelly, variam de pessoa para pessoa: "existem estudos que comprovam que mais de 80% dos clareamentos mantém durabilidade durante o primeiro ano. A depender, pode postergar por mais 1 ano".
Mas, se o paciente for usuário de cigarro, café e bebidas pigmentantes, esse tempo cai pela metade. Nesses casos, a recomendação da dentista é que a manutenção seja realizada a cada seis meses. E a dentista alerta: "O cuidado do paciente com a higiene oral e alimentação é que irão definir a durabilidade do clareamento".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!