OMS acredita que Brasil atingiu platô na curva de contágio, mas alerta: "é o vírus que está no controle até agora"
OMS acredita que Brasil atingiu platô na curva de contágio, mas alerta: "é o vírus que está no controle até agora"
O diretor de operações da OMS, Michael Ryan, informou nesta sexta-feira (17/7) que há sinais de que os números de proliferação de casos da Covid-19 no Brasil tenham se estabilizado nos últimos dias, atingindo o platô da curva de infecção. Apesar disso, ele fez questão de alertar que a situação ainda está longe de ser confortável: "no Brasil, é o vírus que está no controle até agora".
A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa. Segundo Ryan, os números diários estão estabilizados em cerca de 40 a 45 mil casos. "Não estamos vendo o aumento que tivemos no mês de abril e maio, quando vimos uma taxa elevada de crescimento", afirmou. "Os números se estabilizaram. Mas o que não fizeram é começar a cair de uma forma sistemática e diária. O Brasil está, ainda, no meio da luta", salientou.
A OMS acredita que essa é a "oportunidade" de mudar o panorama, pois não há garantias de que a epidemia perca força no país. "Há um platô, há uma oportunidade para o Brasil empurrar a doença para baixo, para assumir o controle. Para suprimir o vírus. [...] Nós precisamos estabelecer as regras do vírus e há uma oportunidade para fazer isso quando os números se estabilizam", defendeu o diretor de operações.
Ryan informou que 11% dos casos no Brasil envolvem trabalhadores aqueles que atuam diretamente no combate à doença. "Os trabalhadores do setor de saúde estão pagando o preço mais alto", insistiu.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.