Saúde

Nutricionista dá dicas e ensina receita de suco refrescante para enfrentar o calor

Brasil pode registrar temperaturas superiores a 40ºC nos próximos dias

Por Juana Castro

Nutricionista dá dicas e ensina receita de suco refrescante para enfrentar o calorCréditos da foto: Kampus Production/ilustrativa/Pexels

A presença de uma massa de ar extremamente quente no Brasil, nos próximos dias, elevará as temperaturas em alguns estados, incluindo a Bahia. Segundo o MetSul meteorologia, as máximas podem variar entre 40ºC e 45ºC.


Em Salvador, porém, os termômetros devem permanecer na média histórica para o mês de setembro, marcando de 28ºC a 30ºC, segundo informou a Defesa Civil (Codesal), nessa segunda-feira (18/9). Ainda assim, é importante ter um olhar especial para a saúde, nos próximos dias, principalmente se a temperatura aumentar.


Segundo a nutricionista Carolina Dias, a preocupação maior das pessoas deve ser com a reposição de água ingerida diariamente, mas ela dá outras dicas para passar o período sem sustos. Confira abaixo:


1 - Beber mais água


"A gente contabiliza 35 ml por quilo de peso, normalmente. Nesse período, a gente pode aumentar 5 ml por quilo de peso, pois, por conta do calor, perde-se mais água", explica, acrescentando que o consumo de água de coco também é indicado.


Para saber qual a quantidade de água que você precisa ingerir diariamente, é preciso multiplicar o seu peso por 0,035. Nos dias mais quentes, pode multiplicá-lo por 0,040.


(Seu peso) x 0,035 = quantidade de água que deve ser ingerida por dia


(Seu peso) x 0,040 = quantidade de água a ser ingerida em dias mais quentes


Logo, uma pessoa de 70 kg, por exemplo, que já precisa beber 2,45 litros de água por dia, deverá aumentar esse consumo para 2,8 litros.


2 - Ingerir alimentos mais leves


"Dar preferência a alimentos leves e mais refrescantes, como frutas, principalmente melancia, abacaxi, kiwi e melão, que são fáceis de encontrar e também ajudam na reposição hídrica", frisa Carolina. Saladas coloridas, com folhas verdes, tomate, pepino e cenoura são ótimas opções também para reposição de nutrientes. "Não é só agora que a gente deve se preocupar com isso, mas, nesses momentos de mais calor, o ideal é trazer cada vez mais a alimentação 'in natura' para o nosso dia a dia", completa.


A profissional destacou também os alimentos que devem ser evitados: "industrializados e ricos em sódio vão reter líquido [causando inchaço]".


3 - Evitar alimentos gordurosos


"Quanto mais a gente ajudar e facilitar a digestão, melhor. Por isso, a contra-indicação também é válida. Eu diminuiria o consumo de alimentos gordurosos e mais pesados, porque a digestão já fica mais lenta por causa do calor", diz a nutricionista.


4 - Vestir roupas leves e claras


Até a roupa que utilizamos influencia nesses períodos. Por isso, Carolina orienta a utilização de roupas leves e de cores mais claras, para aumentar a evaporação do suor. "O suor é a principal forma que o nosso corpo tem de resfriar, então se a gente abafa a nossa pele - que é o maior órgão do nosso corpo - com uma roupa muito pesada, a gente acaba superaquecendo", conclui.


5 - Receita especial


Como quinta dica, a nutricionista ensinou a fazer um "suco super refrescante e que vai ajudar na reposição de eletrólitos e nutrientes". Confira abaixo:


Suco de Melancia com Hortelã


Ingredientes
- 2 xícaras de melancia cortada em cubos (sem sementes)
- 1 punhado de folhas de hortelã fresca
- Suco de meio limão (opcional)
- Gelo a gosto


Modo de preparo
- Coloque a melancia, as folhas de hortelã e o suco de limão (se preferir mais cítrico) no liquidificador;
- Bata tudo até obter uma mistura homogênea;
- Adicione gelo a gosto e bata novamente para triturar o gelo


"Esse suco é uma excelente opção para hidratar o corpo, pois a melancia é rica em água e vitaminas, além de ser super refrescante. Já a hortelã dá um toque de frescor e sabor ao suco", reforça Carolina Dias.


LEIA MAIS: Onda de calor? Temperaturas em Salvador devem permanecer na média histórica, diz Codesal


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.