No último dia do 'Julho Amarelo', SMS realiza ação em combate às hepatites virais nesta quarta (31)
A programação especial acontece das 8h30 às 11h, com palestras de conscientização e teste rápidos para doença
Em celebração ao mês dedicado ao combate às hepatites virais, nesta quarta-feira (31/7), último dia da campanha Julho Amarelo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma programação especial para a comunidade e profissionais de saúde, das 8h30 às 11h, no Multicentro Liberdade, em Salvador.
O objetivo é reforçar e conscientizar a população sobre as formas de prevenção dessas doenças. Assim, serão realizadas palestras com especialistas e distribuídos materiais educativos, além da realização de testes rápidos para hepatites B e C.
Já os profissionais serão orientados quanto ao manejo correto de materiais perfurocortantes, como agulhas, seringas e lâminas, que quando não manuseados e descartados corretamente representam um alto risco de transmissão da doença.
HEPATITES VIRAIS
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
8h30 às 9h - Credenciamento;
9h às 10h - Palestras informativas de conscientização ao combate às hepatites virais;
10h às 10h20 - Intervalo;
10h20 às 11h - Orientação no manuseamento de perfurocortantes;
11h - Encerramento com sorteio, entrega de certificados, vacinação e teste rápido para hepatites virais.
LEIA MAIS: Jovem de 19 anos é assassinado em frente à igreja no interior da Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).