Sanduíche sem mortadela: Bahia registra duas mortes suspeitas de botulismo

De acordo com as pastas, quatro das vítimas que morreram neste ano ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas

Por Da Redação.

Sanduíche sem mortadela: Bahia registra duas mortes suspeitas de botulismoReprodução / Istok
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) identificaram duas mortes, sendo uma em Campo Formoso e outra em Salvador, com diagnóstico de botulismo, uma grave intoxicação decorrente da alimentação. O período dos óbitos não foi especificado, mas a suspeita é que eles tenham ingerido mortadela de frango. Até setembro deste ano, cinco mortes foram identificadas no estado em razão do botulismo. Conforme as pastas, quatro das vítimas ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas. Um sexto paciente, que mora em Cícero Dantas, está sendo investigado.

BOTULISMO

Botulismo é uma doença rara, mas grave, causada pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa toxina ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia muscular e, em casos graves, à morte. Você pode contrair botulismo ao: - Comer alimentos contaminados (especialmente aqueles que foram mal enlatados ou conservados). - Ter uma ferida que se contamina com a bactéria Clostridium botulinum. - No caso de bebês, ao ingerir esporos, presentes em produtos como o mel ou em solo contaminado. Se não tratado rapidamente, o botulismo pode ser fatal, mas o uso de antitoxinas e tratamento médico adequado pode salvar vidas. LEIA MAIS: Passageiros do metrô ficam presos dentro de trem na estação Acesso Norte Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.