Covid-19: quatro estados brasileiros monitoram casos suspeitos de infecção com a variante indiana
Os casos estão monitorados no Ceará, Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais. O Maranhão foi o primeiro estado a confirmar casos de infecção da nova variante.
O Maranhão foi o primeiro estado a confirmar casos de infecção pela variante indiana do coronavírus. Ao todo, quatro estados brasileiros estão monitorando suspeitas de infecção pela nova cepa do coronavírus: Ceará, Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais.
No Maranhão, os casos foram identificados em seis tripulantes do navio chinês MV Shandong Da Zhi. Dos seis infectados, um desevolveu sintomas graves da doença e precisou ser intubado.
De acordo com a CNN, Secretaria de Saúde do Ceará também está monitorando um caso suspeito, de um homem indiano que chegou de avião ao estado no início deste mês. Ele, que é funcionário marítimo, testou positivo para a doença no último dia 17, e foi colocado em isolamento. O material genético do paciente já foi encaminhado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Outro caso suspeito está sendo monitorado no Rio de Janeiro. Um homem residente em Campos dos Goytacazes testou positivo para a doença ao voltar de uma viagem de trabalho na Índia. O teste foi feito no sábado (22), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Ainda assim, o paciente embarcou em um voo doméstico para o Rio de Janeiro, e seguiu até sua cidade natal. Ele segue isolado em casa. Outro exame de Covid, para detectar a variante, será feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ).
Ainda conforme a CNN, o Ministério da Saúde do estado do Pará também foi informado de dois casos suspeitos que estão sob investigação na cidade de Primavera. Os dois infectados são engenheiros navais, que estiveram no Maranhão nos últimos dez dias e tiveram contato indireto com tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi.
Os homens apresentaram sintomas gripais e testaram positivo para a Covid-19. A Secretaria de Saúde do Pará afirmou que as amostras dos pacientes já foram enviadas o Instituto Evandro Chagas, para se identificar as variantes.
O Ministério da Saúde também já informou que há um caso em estudo em Minas Gerais. "O Ministério da Saúde informa que o caso de Minas Gerais, teve o resultado detectável para Covid-19 e foi enviado para sequenciamento genético, com previsão de resultando ainda nesta semana", diz nota divulgada pelo órgão.
A entidade também descartou a possibilidade de contato indireto entre os pacientes do Pará e do Maranhão. "A pasta esclarece que esses pacientes seguem em monitoramento e isolamento social. Mesmo excluída a possibilidade de vínculo com os casos do Maranhão, as amostras foram encaminhadas para sequenciamento genético", diz outro trecho da nota.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.