Intoxicação por metanol: Brasil tem 209 casos suspeitos
No último sábado (4), o número de notificações de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol era de 127, distribuídos em 12 estados
Por Dinaldo dos Santos.
O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).
No último sábado (4), o número de notificações de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol era de 127, distribuídos em 12 estados.
Em todo o país, são 16 casos confirmados - 14 em São Paulo e 2 no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.
Ao todo, 13 estados tem casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.
Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Na Bahia, a informação foi divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) após investigação laboratorial.
Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes (13) estão em investigação: São Paulo (7), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1) e Ceará (1).
As informações consideram os registros enviados pelos estados até as 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais.
Antídoto para intoxicação por metanol
O Ministério da Saúde informou também que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque.
Apesar do descarte de casos suspeitos, a Bahia recebeu doses de antídoto contra a intoxicação por metanol, neste sábado (4). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), foram recebidas 90 ampolas de etanol farmacêutico para serem ministrados em casos suspeitos.
Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados:
240 para Pernambuco,
100 para o Paraná,
90 para a Bahia,
90 para o Distrito Federal,
60 para Mato Grosso do Sul.
As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos Sistema Único de Saúde (SUS) pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
LEIA MAIS: Rapper Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol no DF
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).