Intoxicação por metanol: Brasil tem 14 casos confirmados e 181 suspeitos
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde pelo boletim diário, Intoxicação por metanol: Brasil tem 14 casos confirmados e 181 suspeitos
Por João Tramm.
Intoxicação por metanol: Brasil tem 14 casos confirmados e 181 suspeitos, os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde que realiza atualização diária dos casos no país. O boletim é divulgado sempre às 17h e conta com os dados deste compilados até este sábado (4).
Intoxicação por metanol: Brasil tem 14 casos confirmados e 181 suspeitos
Neste mesmo boletim, o Ministério da Saúde também informou que um lote com 4.300 ampolas de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, será distribuído a partir da próxima semana para todas as unidades da federação.
A Bahia recebeu doses de antídoto contra a intoxicação por metanol, neste sábado (4). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), foram recebidas 90 ampolas de etanol farmacêutico para serem ministrados em casos suspeitos.
Na manhã do mesmo dia, o país registrava 127 notificações suspeitas e 11 confirmações, o que demonstra um avanço significativo nas últimas horas.
O estado de São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com 162 registros, sendo 14 confirmados e 148 ainda sob investigação. Há uma morte confirmada e outras sete em análise.
- Pernambuco: 11 casos suspeitos; 3 mortes em investigação
- Mato Grosso do Sul: 5 casos suspeitos; 1 morte em investigação
- Paraná: 5 casos suspeitos
- Bahia: 2 casos suspeitos; 1 morte em investigação
- Rio Grande do Sul: 2 casos suspeitos
- Distrito Federal: 1 caso suspeito
- Espirito Santo: 1 caso suspeito
- Goiás: 2 casos suspeitos
- Mato Grosso: 1 caso suspeito
- Rondônia: 1 caso suspeito
- Piauí: 1 caso suspeito
- Rio de Janeiro: 1 caso suspeito
- Paraíba: 1 caso suspeito
Metanol na Bahia
Salvador registrou caso suspeito de intoxicação por metanol nesta sexta-feira (3). O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Este é o segundo caso em investigação na Bahia.
O primeiro caso foi notificado em Feira de Santana, no centro-norte do estado. A vítima foi identificada como Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, que morreu na madrugada desta sexta-feira, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha.
Vale pontuar ainda que uma operação da Polícia Civil contra a adulteração bebidas e o comércio ilegal do produto foi deflagrada na sexta-feira (3) em Salvador e em Feira de Santana.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).