Intervalo entre doses das vacinas contra a Covid-19 permanece o mesmo na Bahia, decide Sesab
A decisão foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), após reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes dos 417 municípios baianos.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (14/7), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS), ficou decidido que o intervelo entre a primeira e a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 permanece o mesmo, na Bahia. A CIB reúne representantes dos 417 municípios baianos e o estado.
Em nota, foi informado que o esquema seguirá o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Sendo assim, para os imunizantes da Oxford/AztraZeneca/Fiocruz e da Pfizer permanece o intervalo de 12 semanas. Para a Coronavac, o aprazamento para a segunda dose continua 28 dias após a primeira aplicação.
ANTECIPAÇÃO
Alguns estados e capitais brasileiros decidiram antecipar o intervalo entre doses de algumas vacinas para ampliar a segurança contra algumas variantes do coronavírus.
Segundo um estudo divulgado pela revista científica Nature, na semana passada, uma única dose das vacinas Pfizer ou da Astrazeneca, é pouco ou nada eficiente contra as variantes delta e beta. O estudo também aponta, no entanto, que duas doses dos imunizantes são capazes de neutralizar as variantes.
LEIA MAIS: Fiocruz defende manter intervalo de 90 dias para vacina da AstraZeneca
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.