Homem será indenizado após encontrar larvas em molho de tomate
Homem chegou a consumir o alimento com a filha
Por Da Redação.
Um homem será indenizado por danos morais após encontrar um corpo estranho com larvas dentro de uma embalagem de molho de tomate da marca Fugini. O caso ocorreu em novembro de 2023, em São Paulo, mas somente agora a empresa foi responsabilizada.
Segundo o consumidor, ele chegou a utilizar parte do produto em uma refeição com a filha. No dia seguinte, ao reaproveitar o molho, identificou a presença de um corpo estranho com larvas dentro da embalagem. O episódio foi registrado em vídeo e levado ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
A Corte reconheceu que pai e filha foram expostos a uma situação de "desespero, angústia e repugnância". A relatora do caso, desembargadora Daise Fajardo Nogueira, fixou indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil. Ela destacou que a penalidade é cabível à luz dos princípios da responsabilidade civil previstos no Código de Defesa do Consumidor.
No entanto, a defesa do consumidor criticou o valor da indenização, considerando-o insuficiente para gerar mudanças efetivas por parte da empresa. “Não é razoável acreditar que uma indenização irrisória leve a empresa a adotar medidas eficazes para evitar a repetição do problema”, afirmou em nota.
O que diz a Fugini
A Fugini declarou manter o compromisso com a qualidade, segurança alimentar e satisfação dos consumidores, conforme informações do G1. A empresa informou que segue rigorosamente todas as normas legais e que seus processos são pautados pela transparência e excelência.
A fabricante também explicou que a produção, enchimento e fechamento das embalagens tipo sachê são totalmente automatizados. Segundo a empresa, como o produto é natural e não contém conservantes, qualquer entrada de ar por possível dano na embalagem pode causar contaminação e, consequentemente, o surgimento de bolor.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).