Saúde

Hemoba promove Sabadão Solidário na capital e no interior do estado; estoques de O+ e O- estão baixos

Em Salvador, na sede da Fundação, que fica na Avenida Vasco da Gama, haverá atendimento das 7h30 às 12h30. No Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping, será das 9h às 18h, com um intervalo de uma hora para o almoço

Por Da Redação

Hemoba promove Sabadão Solidário na capital e no interior do estado; estoques de O+ e O- estão baixosCréditos da foto: divulgação/Camila Souza (Gov-BA)

No próximo sábado (30/7), a Hemoba promoverá a ação Sabadão Solidário. Neste dia, as unidades de coleta devem funcionar com horários especiais para manter os estoques de sangue e mobilizar voluntários para a doação e o cadastro de medula óssea.


Em Salvador, na sede da Fundação, que fica na Avenida Vasco da Gama, haverá atendimento das 7h30 às 12h30. No Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping, será das 9h às 18h, com um intervalo de uma hora para o almoço.


Já no interior do estado, as unidades funcionarão das 7h às 11h, em Brumado, de 7h às 12h, em Jacobina, e de 8h às 11h, em Vitória da Conquista. No momento, os tipos sanguíneos O- e O+ estão abaixo da capacidade recomendada. No site da Fundação, estão disponíveis os endereços e os horários de funcionamento dos postos de coletas em 22 municípios da Bahia.


CRITÉRIOS PARA A DOAÇÃO


Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, e os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário, também, apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.


Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação por 07 dias. Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a recuperação. Já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.


LEIA MAIS: Cadeia? Promotoria pede dois anos de prisão para Neymar por contrato com Barcelona


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.