Saúde

Fazer as refeições mais cedo pode reduzir risco de doenças cardiovasculares, afirma estudo

Pesquisa aponta que pessoas que comem depois das 21h tem probabilidade 28% maior de desenvolver males cardiovasculares do que as que se alimentam antes das 20h

Por Da Redação

Fazer as refeições mais cedo pode reduzir risco de doenças cardiovasculares, afirma estudo

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França apontou que pessoas que se alimentam pela primeira vez às 9h têm 6% mais risco de desenvolver uma doença cardiovascular do que quem faz o desjejum às 8h. 


Já no caso da última refeição do dia, o aumento do risco é de 28% para quem comer depois das 21h, comparando com aqueles que comem antes das 20h. Na pesquisa do instituto, mais de 100 mil pessoas tiveram seus registros alimentares e dados analisados por pesquisadores.


Segundo a nutricionista Serena del Favero, do Hospital Israelita Albert Einstein, os resultados do estudo têm implicações importantes para a vida das pessoas, especialmente considerando os hábitos alimentares modernos.


“Esse estudo é extremamente relevante porque aborda um tema muitas vezes negligenciado da dieta, que são os horários em que as refeições são realizadas e sua sincronização com os ritmos circadianos - a área da nutrição conhecida como crononutrição -, que são essenciais na regulação de várias funções corporais, incluindo o metabolismo cardiovascular”, disse Serena.

Ela reforça que, além das mudanças de horário das refeições, outras alterações na rotina alimentar, como lanches menores e o ato de "beliscar", podem influenciar o relógio biológico e ter impactos na saúde.


JEJUM


De acordo com a nutricionista, a prática que se tornou popular de atrasar ou até mesmo pular o café da manhã pode levar à maior ingestão de alimentos mais tarde,  às vezes, de forma menos organizada e mais calórica. Isso pode causar ganho de peso e até obesidade, fatores de risco de doenças cardiovasculares.


CRONUTRIÇÃO


A cronutrição, explica Serena, é um campo que explora como o horário das refeições interage com o relógio biológico do corpo para afetar a saúde e o metabolismo. "Baseia-se na ideia de que não apenas o que você come, mas quando você come, tem impactos significativos na saúde, no bem-estar e na prevenção de doenças", diz a nutricionista.


*Com informações da Agência Einstein


LEIA MAIS: Pesquisa aponta que tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.