Em uma semana, mais de 100 pessoas apresentaram febre em estações do metrô de Salvador
Em uma semana, mais de 100 pessoas apresentaram febre em estações do metrô de Salvador
O balanço da primeira semana de funcionamento das câmeras de medição de temperatura nas estações de metrô da Lapa e de Pirajá, em Salvador, foi apresentado nesta sexta-feira (10/6). Entre os dias 1 e 6, 109 pessoas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C, o que pode indicar a infecção do novo coronavírus. No total, 112.455 passageiros tiveram a temperatura checada nas duas plataformas onde o sistema funciona.
Na contraprova do monitoramento, na primeira estação, 10 passageiros confirmaram o estado febril. Na Lapa, a estatística ficou em 29. As suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde e encaminhados para testagem nas próprias estações.
Em Pirajá, foram realizados 10 testes rápidos, com resultado negativo, e dois testes do tipo PCR, cujos resultados estão em processamento. Já na Lapa, foram realizados 29 testes rápidos, com 25 resultados negativos e quatro positivos, além de 11 testes PCR, que terão resultados divulgados nas próximas 48 horas. Os resultados dos exames coletados em PCR, que identifica a causa da infecção, estão em análise na Secretaria da Saúde.
O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e com o apoio da CCR Metrô Bahia, com o objetivo de detectar pessoas possivelmente infectadas com a Covid-19.
O secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, explica a importância do monitoramento nas estações. “Além de ser uma tranquilidade para as pessoas que testam negativo, também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses quatro passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Agora, elas já sabem que estão contaminadas e que devem se isolar".
LEIA MAIS: Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020 termina nesta quarta-feira
LEIA MAIS: Ski no Pelô? Fala de ministro continua rendendo memes nas redes sociais; confira
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.