Doria diz que vacinação contra Covid-19 pode começar em janeiro; substâncias ainda estão em fase de testes
Doria diz que vacinação contra Covid-19 pode começar em janeiro; substâncias ainda estão em fase de testes
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse acreditar que o estado começará a aplicar, ainda em janeiro, a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Durante a declaração, feita nesta quinta-feira (3/12), em uma coletiva de imprensa, ele não apresentou um plano para que isso aconteça, visto que a vacina ainda está em fase de testes.
O governo paulista argumentou que a previsão é de que o imunizante tenha uma autorização de uso emergencial por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda no primeiro mês do ano que vem. Caso não seja distribuído pelo SUS (Sistema Único de Saúde), Doria disse que já tem um plano estadual de imunização elaborado, mas não detalhes. As informações são do Uol.
"Eu indago se os membros do governo federal não enxergam, não leem e não registram o fato de que temos mais de 500 brasileiros que morrem todos os dias de covid-19. É surpreendente essa indiferença, esse distanciamento e falta de compaixão com vidas de brasileiros", criticou.
Em setembro, quando assinou o contrato para compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, Doria havia dito que a campanha de vacinação para profissionais da saúde começaria no estado em 15 de dezembro. A vacina, no entanto, segue em fase de testes e precisando de autorização antes de ser distribuída e aplicada.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.