Dia Nacional da Saúde Bucal: o impacto dos cuidados na autoestima e na qualidade de vida
Especialistas explicam a relação entre saúde bucal e seus impactos no bem-estar físico, emocional e social
Celebrado neste dia 25 de outubro, o Dia Nacional da Saúde Bucal relembra a importância dos cuidados com a boca e os impactos de um sorriso saudável no bem-estar e na qualidade de vida dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), ao menos 12 milhões de brasileiros frequentam o cirurgião-dentista para auxiliar na melhor qualidade de vida, levando em consideração a autoestima gerada pelo sorriso.
A onda de procedimentos estéticos odontológicos observada nos últimos anos sinaliza a preocupação das pessoas em deixar bem-apresentado um dos principais "cartões de visita": o sorriso. Mais que a questão estética, o cuidado com a boca é uma forma de se cuidar do corpo como um todo, conforme explicam os cirurgiões-dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz.
“A boca é a porta de entrada para o organismo. Então, não cuidar da saúde bucal pode gerar ou agravar infecções e enfermidades que podem atingir outras partes do corpo”, conta Raphael.
De acordo com o dentista, bactérias da boca, em casos de má higiene bucal, podem entrar na corrente sanguínea através das gengivas inflamadas ou lesionadas, principalmente em casos de doenças periodontais (como gengivite e periodontite), viajando até o coração e outros órgãos. Isso pode desencadear uma série de problemas que afetam o sistema cardiovascular.
Quanto aos cuidados essenciais para garantir uma boa saúde bucal, os dentistas destacam a escovação adequada, uso de fio dental, cuidados com a alimentação e idas regulares ao consultório odontológico.
Além dos impactos físicos, o cuidado com o sorriso está associado ao bem-estar emocional, pontua Davi. “Problemas de autoestima podem ser desencadeados por causa do mau hálito, cáries evidentes ou até mesmo perdas de dentes, consequências da falta de cuidado adequado com a saúde bucal”. Davi afirma também que, mais que vaidade, um sorriso bem cuidado pode melhorar a aparência, gerando, consequentemente, mais autoconfiança.
Cuidar da boca, dentes e gengiva significa ainda evitar dores e desconfortos, promovendo maior qualidade de vida. “Além do desconforto em si, uma dor de dente ou doença bucal pode atrapalhar a alimentação, o sono, a fala, gerando, assim, outros problemas, como dificuldades para se relacionar em diferentes ambientes, cansaço, questões físicas e mentais. Um desequilíbrio por completo”, diz Danilo.
LEIA MAIS: Filme brasileiro ‘Ainda estou aqui’ ganha data de estreia nos EUA para ser elegível ao Oscar
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).