De graça: Santa Casa de Jequié oferece consultas médicas, exames e tratamento para o câncer de mama
O Núcleo de Câncer da Mulher da Santa Casa de Jequié foi inaugurado, em 2016, e oferece de graça consultas médicas, exames e o tratamento para o câncer de mama.
Ao tocar as mamas, Eliana percebeu uma alteração. A confirmação do câncer veio com os exames feitos na Santa Casa de Jequié, e a cirurgia aconteceu no mês de setembro.
"As pessoas aqui nos acolhem com um amor e por amor. Só tenho a agradecer, porque, por mais difícil que seja a doença, se torna mais fácil. A gente chega aqui e sai renovado", disse Eliana.
O Núcleo de Câncer da Mulher da Santa Casa de Jequié foi inaugurado em 2016, e oferece de graça consultas médicas, exames e o tratamento para o câncer de mama. A unidade é 100% SUS. Em 2020 foram realizados mais de 2.500 procedimentos.
Segundo o oncologista do Núcleo, Eduardo Kowalski, o diagnóstico precoce do cancer de mama traz resultados excelentes para o tratamento da doença. "Grande parte do sucesso no tratamento do câncer de mama está relacionada ao diagnóstico precoce, e esses exames são fundamentais para resultados satisfatórios da população feminina", ressaltou o médico.
Há 12 anos, a Fundação José Silveira organiza ações de prevenção e combate ao câncer de mama. No Outubro Rosa 2021, a meta é atender 700 mulheres por dia nas Unidades Móveis de Saúde instaladas no coração da Santa Casa de Jequié.
Até o próximo sábado (30/10), as pacientes agendadas previamente serão atendidas. Poderão fazer mamografia, ultrassonografia e consultas médicas de graça, como explicou o mastologista do Núcleo de Câncer da Mulher, Elano Andrade. "A ação de saúde não para aqui. As pessoas vão ter acesso à mamografia, à ultrassom, vão receber seus exames, que é muito importante, e aquelas que tiverem alguma alteração nos exames serão referendadas para o tratamento posterior".
Elisângela nunca fez uma mamografia. Aos 43 anos realizou a primeira e veio a surpresa. O exame detectou o câncer. Quando diagnosticado na fase inicial esse tipo de sangue tem 90% de chance de cura. Ela tem fé. "Depois que descobri [o câncer], sempre corro atrás de fazer meus exames, e daqui pra frente é força, coragem... e vai dar tudo certo", disse Elisângela.
Na contramão está dona Carmelita, 80 anos. Ela não se descuida, nem abre mão dos exames preventivos, e dá o recado: "Todas as mulheres têm que se cuidar. Deus dá a vida para a gente aproveitar".
Alertar às mulheres para que estejam sempre de peito aberto para combater o câncer de mama. Essa é a mensagem da Fundação José Silveira. No setor de Neonatologia a conversa é com as mamães que estão amamentando.
Conforme a coordenanadora de neonatologia da Santa Casa de Jequié, Ludimila Campos, "o ato de amamentar traz muitos benefícios para o bebê. Diminui riscos de infecção, de obesidade... e também traz vantagens para a mãe, como a redução do risco de câncer de mama".
Seja com consulta médica, bate papo, performance artística ou música. O importante é a mulher captar o sentindo do Outubro Rosa: diagnóstico precoce é aliado da vida.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.