Covid-19: pelo menos 29 pessoas morreram em janeiro no Brasil
Após a Covid-19, as principais causas confirmadas foram Influenza A H3N2 e rinovírus (sete mortes cada) e Influenza A não subtipada (seis). H1N1, Influenza B e VSR somaram cinco óbitos
Por Dinaldo dos Santos.
Ao menos 29 brasileiros morreram em janeiro por complicações da Covid-19, segundo o boletim Vigilância das Síndromes Gripais. O Sars-CoV-2 foi o vírus mais letal no período, e os números ainda podem aumentar, já que há investigações em andamento.

Nas quatro primeiras semanas do ano, foram registradas 163 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); em 117 casos, o vírus causador não foi identificado. Após a Covid-19, as principais causas confirmadas foram Influenza A H3N2 e rinovírus (sete mortes cada) e Influenza A não subtipada (seis). H1N1, Influenza B e VSR somaram cinco óbitos.
No total, houve 4.587 casos de SRAG, sendo 3.373 sem identificação do agente. São Paulo concentrou o maior número de mortes confirmadas: 15 em 140 casos.
A maioria dos óbitos ocorreu entre idosos com mais de 65 anos. Entre as mortes por Covid-19 com confirmação do vírus, 19 foram nessa faixa etária. Dados indicam que a cobertura vacinal segue abaixo do ideal. Desde 2024, a vacina contra a Covid-19 integra o calendário para crianças, idosos e gestantes, além de reforços periódicos para grupos especiais, mas a adesão ainda enfrenta dificuldades no país.
Covid-19: casos na Bahia
Há, praticamente, um ano, os casos de Covid-19 na Bahia registraram queda e 78% em 2025, segundo dados divulgados, na época, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Apesar das preocupações levantadas sobre a segurança sanitária durante o Carnaval, dados mostraram um cenário controlado, mas que exigia atenção contínua para evitar novos aumentos.

À época, a Sesab orientou que a imunização continua sendo a principal ferramenta para evitar o aumento de casos e hospitalizações, reforçando a necessidade de que todos mantenham o esquema vacinal atualizado e adotem medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos.
LEIA MAIS: Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 40 milhões neste sábado
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).