Coronavírus agora é considerado pandemia após casos em mais de 100 países
Coronavírus agora é considerado pandemia após casos em mais de 100 países
O diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, declarou nesta quarta-feira (11/3) que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia. O anúncio foi feito pela conta oficial do órgão no twitter.
?? BREAKING ??
"We have therefore made the assessment that #COVID19 can be characterized as a pandemic"-@DrTedros #coronavirus pic.twitter.com/JqdsM2051A
— World Health Organization (WHO) (@WHO) March 11, 2020
Segundo a Agência Brasil, a mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. Já há casos confirmados da doença em pelo menos 110 países.
LEIA MAIS: URGENTE! Paciente com suspeita de coronavírus é atendido na UPA de Itapuã, diz funcionária
LEIA MAIS: Sesab avalia riscos do coronavírus durante Micareta de Feira de Santana após pedido do MP
"A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]", afirmou Adhanom no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença.
O ministério da Saúde marcou para 14h o início do boletim diário de atualização. Na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde disse que a declaração de pandemia não muda as medidas no Brasil. O país continua com o monitoramento das áreas atingidas e com as iniciativas e protocolos já anunciados.
LEIA MAIS: Ministério da Saúde confirma mais três casos de coronavírus no Brasil; paciente no DF tem quadro grave
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.