Com Covid-19, mulher precisa fazer cesárea e só conhece o filho dias depois na Bahia; pai também está internado
Pai e mãe tiveram informações sobre a evolução no quadro de saúde do bebê e celebraram ao descobrir que o recém-nascido testou negativo para a Covid-19.
Diagnosticados com a Covid-19, o casal Karine Melo de Santana Silva, de 29 anos, e Rodrigo Souza dos Santos, de 32, se encontrou com o filho recém-nascido pela primeira vez por meio de uma videochamada realizada pela da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Manoel Novaes (HMN), onde o pequeno Emanuel está internado. O encontro emocionante aconteceu na última quinta-feira (6/5), mas só foi divulgado nesta segunda (10/5).
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, Karine e Rodrigo estão internados desde o dia 2 de maio nas unidades da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, após o agravamento da infecção da Covid-19. Rodrigo apresentou o quadro mais grave da doença e precisou ser internado em um leito de UTI Covid do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF).
Já Karine teve de antecipar o parto depois de diagnosticada com a Covid-19 e apresentar dificuldades respiratórias. Com 37 semanas e um dia de gestação, ela foi submetida a uma cesariana em 3 de maio e foi transferida logo em seguida para um leito clínico no hospital onde marido está internado.
Emanoel teve de ser reanimado no centro cirúrgico e colocado no oxigênio logo após o nascimento porque apresentou desconforto respiratório. “Ele vem apresentando uma recuperação muito rápida. O nosso maior presente é cuidar dele para vocês”, disse a coordenadora de Enfermagem da UTI Neo, Lucinaide Lemos.
Na quinta-feira, a diretora técnica do HMN, Fabiane Chávez, a coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Lucinaide Lemos, e a psicóloga da unidade, Thatyanna Rodrigues, apresentaram o pequeno Emanoel aos pais após Rodrigo receber alta da UTI e ser transferido para um leito clínico no mesmo pavilhão onde a esposa se recupera.
Foram pouco mais de sete minutos de videochamada conectaram o filho na UTI do HMN e os pais no HCMF. Ao ouvir as vozes dos pais, o bebê começou a se movimentar na incubadora. Pai e mãe tiveram informações sobre a evolução no quadro de saúde do bebê e celebraram ao descobrir que o recém-nascido testou negativo para a Covid-19.
Leia mais: Atraso na segunda aplicação da CoronaVac: devemos nos preocupar? Especialista e SMS tiram dúvidas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.