Saúde

Clínicas odontológicas e estéticas poderão ampliar atendimento a partir desta segunda; conheça as regras

Clínicas odontológicas e estéticas poderão ampliar atendimento a partir desta segunda; conheça as regras

Por Da Redação

Clínicas odontológicas e estéticas poderão ampliar atendimento a partir desta segunda; conheça as regrasBruno Concha/divulgação/Secom

Clínicas odontológica e de estéticas da capital baiana poderão funcionar em horário ampliado a partir desta segunda-feira (24/8. A decisão foi divulgada na edição extraordinária do Diário Oficial deste domingo (23/8). Os atendimentos, que antes estavam autorizados a ocorrer de segunda à sexta das 10h às 16h, agora poderão ser realizados de segunda à sábado das 9h às 19h.


A medida divulgada neste domingo também permite a liberação do atendimento as pessoas do grupo de risco nas clínicas de estética, o que não ocorria há 5 meses por conta das determinações e protocolos de funcionamento da atividade. O decreto recomenda que esses pacientes sejam agendados para os primeiros. As novas medidas representam um avanço na retomada gradual e segura das atividades em Salvador.


No início da pandemia as medidas de isolamento determinou que clínicas odontológicas só poderiam atender em casos de urgência enquanto as estéticas foram todas fechadas.


Vale lembrar que as clínicas odontológicas devem seguir o seguinte protocolo setorial: 


- Pacientes que fizerem parte dos grupos de risco devem ser atendidos somente para procedimentos emergenciais e agendados para os primeiros horários;


- Acompanhantes somente serão permitidos para crianças, idosos, pacientes especiais e/ou com mobilidade reduzida, sempre utilizando máscaras faciais; 


- Deve ser utilizado isolamento com diques de borracha nos procedimentos sempre que possível. Quando o isolamento não for possível, dar preferência a instrumentais manuais para remoção de cáries e uso de extratores de cálculo, ao invés de aparelhos ultrassônicos, para que se minimize a geração de aerossóis e, preferencialmente, não utilizar seringa tríplice;


- Deve ser evitado ao máximo o uso da cuspideira, utilizando sistema de aspiração para todos os procedimentos;


- Não devem ser utilizadas peças de mão sem sistema antirrefluxo, realizando a descontaminação do sistema de água com hipoclorito de sódio a 1% e drenagem do reservatório, secando-o no final do procedimento;


- As peças de mão e os instrumentais odontológicos devem seguir os padrões de esterilização normatizados pelos órgãos sanitários;


- Devem ser evitadas radiografias intraorais que estimulam salivação e tosse e adotar preferencialmente as radiografias panorâmicas ou tomografias, utilizando o fluxo digital recomendado pelo CRO-BA por meio da Resolução n° 01/2020;


- Os profissionais devem utilizar todos os EPIs, gorro, máscara, óculos ou protetor facial (face shield), avental impermeável e propé durante o atendimento. O paciente deve fazer uso de máscara, assim como seu acompanhante, quando for necessária a presença deste.


Já as clínicas de estética devem seguir o seguinte protocolo setorial:  


-Deve ser realizada a higienização com retirada das sujidades e desinfecção do piso, bancadas, cadeiras, macas de atendimento e qualquer outra superfície no posto de trabalho após cada atendimento, com produtos regularizados junto à Anvisa;  


-Todos os utensílios não críticos (que entram em contato apenas com pele íntegra) devem seguir os procedimentos de limpeza - remoção das sujidades com água e sabão e escovação do material - e desinfecção com álcool a 70%; 


-Todos os utensílios perfurocortantes (alicates de unha, espátula de metal, navalhas, curetas para podologia, etc.) devem ser descartáveis ou de uso pessoal de cada cliente e, em caso de uso de utensílios perfurocortantes reutilizáveis, estes devem ser, obrigatoriamente, lavados com água e sabão e, posteriormente, esterilizados em autoclaves; 


- No caso de uso de farda, esta deve ser lavada e desinfetada diariamente. No caso de uso de jaleco de TNT descartável, deve ser trocado a cada cliente, quando o serviço realizado necessite contato físico, a exemplo de massagem;


- Os profissionais e auxiliares devem evitar que a roupa e o calçado usados no caminho casa-trabalho-casa sejam os mesmos usados durante o atendimento;


- A equipe deve usar, preferencialmente, calçados que possam ser lavados frequentemente com água e sabão.


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