CIB autoriza troca e grávidas e puérperas que tomaram vacina da Astrazeneca poderão tomar 2ª dose diferente; entenda
Para as grávidas e puérperas que ainda irão começar o ciclo vacinal, a orientação é que elas devam tomar os imunizantes que não têm o vetor viral.
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) autorizou, em reunião nessa terça-feira (10/8), a intercambialidade de doses de vacinas contra Covid-19 para gestantes e puérperas. A resolução foi publicada na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Conforme o documento, gestantes e puérperas que já tiverem recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, poderão ser vacinadas com a Pfizer/BioNTech ou a vacina Sinovac/Butantan. Desde que seja respeitado o intervalo recomendado pelo fabricante utilizado na primeira dose.
As gestantes podem ser imunizadas contra o novo coronavírus em qualquer trimestre da gravidez, mediante a avaliação junto ao seu médico obstetra acerca dos riscos-benefícios. Para as grávidas e puérperas que ainda irão começar o ciclo vacinal, a orientação é que elas devam tomar os imunizantes que não têm o vetor viral, isto é, a CoronaVac ou a Pfizer.
Ainda conforme a resolução da CIB, a distribuição das primeiras doses das vacinas recebidas será de acordo com o percentual da população alvo acima de 18 anos de cada município, em relação ao total da população da Bahia, conforme estimativa do IBGE para 2019 e 2020 e dados da Atenção Básica do município dos respectivos anos, considerando a população maior entre esses dados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.