Centro de saúde no Pau Miúdo realiza teste rápido para zika, dengue e chikungunya; resultado sai em 30 minutos
Os exames são realizados em pessoas que dão entrada na unidade apresentando sinais como: febre, dores nas articulações ou na parte de trás dos olhos.
O setor de urgência e emergência do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, em Salvador, está realizando testes rápidos para zika, dengue e chikungunya, com resultados emitidos em até 30 minutos. A unidade é administrada pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed).
Os exames são realizados em pessoas que dão entrada na unidade apresentando sinais como: febre, dores nas articulações ou na parte de trás dos olhos. Em caso de resultado positivo para um dos casos, o paciente inicia o tratamento e, se necessário, é encaminhado para internação.
"É uma implementação importante para assegurar agilidade e eficácia na assistência aos pacientes com arboviroses. O exame possibilita o encaminhamento rápido desses indivíduos ao tratamento e, nesse momento pandêmico, ajuda as equipes de saúde na triagem dos pacientes com suspeita de Covid-19", destacou Zorilmar Teixeira, administradora do 16º Centro de Saúde.
A unidade de urgência e emergência do centro funciona todos os dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas. Os atendimentos acontecem por classificação de risco, ou seja, os pacientes com quadro clínico mais grave têm prioridade no acolhimento.
LEIA MAIS: Após novas variantes, Pfizer e Moderna aumentam preço de vacinas em contrato com União Europeia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.