Camaçari terá serviço especializado em cuidado paliativo perinatal
SPM e Sesab visitam Maternidade Regional para estruturar atendimento humanizado e suporte ao luto de famílias que enfrentam perdas gestacionais
Por Da redação.
Camaçari terá serviço especializado em cuidado paliativo perinatal. O cenário ocorre após uma visita técnica à Maternidade Regional de Camaçari, unidade administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), realizada na quarta-feira, 21, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

A agenda teve como objetivo avaliar a implantação de um serviço de cuidado paliativo perinatal, ampliando a oferta de atenção humanizada às mulheres e às famílias que vivenciam perdas gestacionais, neonatais e infantis.
A visita é um desdobramento das ações desenvolvidas pela SPM e pela Sesab durante o Outubro dos Cuidados Paliativos e de Conscientização sobre as Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, período em que foi realizada uma série de atividades voltadas à sensibilização sobre a importância de políticas públicas, com foco no cuidado integral, no luto e na reconstrução emocional das famílias.
Inaugurada há três anos, a Maternidade Regional de Camaçari já realizou cerca de 13,5 mil partos nesse período. A unidade conta atualmente com o Ambulatório do Luto, implantado há pouco mais de um ano, e a proposta agora é avançar na estruturação de um ambulatório de cuidado paliativo perinatal, fortalecendo também a atenção à saúde mental das mães que passam por essas experiências.
De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, um dos encaminhamentos foi a criação de um grupo de trabalho interinstitucional. “Um dos encaminhamentos da reunião é a criação de um grupo de trabalho composto pela equipe da maternidade, pela Sesab, pela SPM e pela Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Saúde e da Mulher, para construir todo esse processo até a implantação do serviço. É um momento especial, que demarca a concretização de um diálogo que já vínhamos construindo”, destacou.
A diretora de Gestão do Cuidado da Sesab, Liliane Mascarenhas, ressaltou que a iniciativa está alinhada às diretrizes da política estadual de atenção à saúde da mulher e da criança. “Dentro da Diretoria de Gestão do Cuidado, uma das nossas ações é a atenção à saúde da mulher e à saúde materno-infantil, olhando tanto para a mulher quanto para o bebê e a criança. Viemos a Camaçari com o propósito de trazer novas propostas de cuidado para esta maternidade, qualificando a unidade na perspectiva da Rede Alyne. Essa agenda é bastante positiva, pois amplia o cuidado, fortalece o atendimento humanizado e qualifica as intervenções necessárias para mulheres que vivenciaram situações de violência”, explicou.

Protocolo inédito na Bahia promete reduzir mortes maternas
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lançou um protocolo pioneiro no país que amplia o acesso à enoxaparina, medicamento usado na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV), para gestantes e puérperas fora do ambiente hospitalar. A medida, baseada em evidências científicas e em análises de impacto orçamentário, tem potencial para reduzir internações prolongadas, liberar leitos hospitalares e salvar vidas.
Com o novo documento, os critérios para dispensação da medicação serão ampliados para além do que hoje é previsto nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT do Ministério da Saúde (MS). Uma das novas condições para ampliação do fornecimento da enoxaparina é o critério clínico para diagnóstico da Síndrome Antifosfolípide (SAF) com histórico de descolamento prematuro de placenta.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).