Botulismo? Intoxicação por sanduíche causa duas mortes na Itália
Caso está sob investigação das autoridades locais
Por Da Redação.
Um sanduíche de brócolis e linguiça, vendido por um food truck em Diamante, na Itália, é a causa suspeita de duas mortes e da internação de outras 17 pessoas. O caso, noticiado pela imprensa italiana, está sob investigação das autoridades locais.
As vítimas fatais são o músico e artista Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D'Acunto, de 45. Ambos morreram no dia 6 de agosto após apresentarem sintomas que indicam uma possível intoxicação por botulismo. O resultado das autópsias, no entanto, ainda não foi divulgado para a confirmação da causa das mortes.
O food truck, onde os sanduíches foram comprados, foi interditado. Todos os seus produtos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária e uma investigação foi aberta pelo Ministério Público.
Luigi Di Sarno passou mal após consumir o lanche durante uma viagem de férias. Sua irmã, Filomena, relatou as últimas palavras dele antes de morrer:
“Comi um sanduíche, talvez não devesse ter feito isso, estou me sentindo muito mal. Estou morrendo. Não enxergo direito, não consigo engolir, estou com dores por todo o corpo. Não consigo respirar".
O que é o botulismo?
O botulismo é uma condição rara causada por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. A toxina afeta o sistema nervoso, levando a dificuldades respiratórias, paralisia muscular e pode ser fatal em cerca de 10% dos casos. A infecção é geralmente contraída pela ingestão de alimentos contaminados.
Botulismo na Bahia
Em 2024, a Bahia registrou seis casos de botulismo até o mês de setembro. Na época, a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, esclareceu o que é o botulismo, o conceito de surto e os cuidados essenciais para prevenir a contaminação, além de orientar sobre as medidas a serem tomadas em caso de suspeita.
É possível contrair botulismo ao:
– Comer alimentos contaminados (especialmente aqueles que foram mal enlatados ou conservados);
– Ter uma ferida que se contamina com a bactéria Clostridium botulinum;
– No caso de bebês, ao ingerir esporos, presentes em produtos como o mel ou em solo contaminado;
Leia também: Sanduíche sem mortadela: Bahia registra duas mortes suspeitas de botulismo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).