Bahia e outros 17 estados entram em alerta por alta de síndromes respiratórias

Bahia e outros 17 estados entram em alerta após piora do cenário epidemiológico em estados como Mato Grosso e Maranhão

Por Anna Caroline Santiago.

A Bahia e outros 17 estados brasileiros estão em alerta para o aumento de casos graves de síndromes gripais, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O aviso foi emitido após a piora do cenário epidemiológico em estados como Mato Grosso e Maranhão.

Bahia e outros 17 estados entram em alerta por alta de síndromes respiratórias.Foto: Divulgação

De acordo com o boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, Bahia, Acre, Tocantins e Pernambuco já se encontram em patamar de risco nas últimas semanas e podem evoluir para um quadro ainda mais crítico.

A síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é caracterizada pelo agravamento de sintomas iniciais de gripe, como febre, coriza e tosse, levando a dificuldades respiratórias que exigem hospitalização. Na maioria dos casos, a condição é desencadeada por infecções virais, embora nem sempre o agente causador seja identificado por exames laboratoriais.

Entre as principais infecções associados à SRAG estão Influenza A, Influenza B e Covid-19. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em andamento em todo o país, com prioridade para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes, grupos mais vulneráveis a complicações.

O Brasil já contabiliza 31.768 casos de SRAG, em 2026. Desse total, cerca de 13 mil com confirmação laboratorial para vírus respiratórios. Desses, 42,9% foram causados por rinovírus, 24,5% por influenza A, 15,3% por vírus sincicial respiratório, 11,1% por Covid-19 e 1,5% por influenza B.

No mesmo período, foram registradas 1.621 mortes por SRAG, das quais 669 tiveram confirmação de vírus. A Covid-19 lidera entre as causas de óbito, com 33,5%, seguida por influenza A (32,9%), rinovírus (22,7%), vírus sincicial respiratório (4,8%) e influenza B (2,8%).

Uma nova variante da Covid-19 entrou no radar das autoridades de saúde em diferentes países. | Foto: FreePik/Ilustrativa

Com informações da Agência Brasil *

Leia mais: Manchas e animais mortos: caso em São Tomé de Paripe segue sem solução

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.