Saúde

Atraso na segunda aplicação da CoronaVac: devemos nos preocupar? Especialista e SMS tiram dúvidas

Nossa reportagem conversou com a diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes.

Por Diorgenes Xavier

Atraso na segunda aplicação da CoronaVac: devemos nos preocupar? Especialista e SMS tiram dúvidas divulgação/Sesab

Com a destinação de, aproximadamente, 26 mil doses da Coronavac para Salvador, incluídas na remessa chegada à Bahia, no último sábado (8/5), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou a aplicação do imunizante contra a Covid-19, para agilizar o fechamento do esquema vacinal. 


O processo estava suspenso, devido ao desabastecimento ocorrido por consequência da falta de insumos para a produção da vacina, alegada pelo Instituto Butantan. Dessa forma, sem receber o medicamento, o Ministério da Saúde interrompeu o fornecimento aos municípios brasileiros.


A suspensão gerou preocupação em um grande número de pessoas. Com prazos vencidos, surgiu a dúvida sobre a manutenção do efeito da vacina, em caso de uma demora significativa da aplicação da segunda dose do imunizante.


Em entrevista ao Aratu On, o gestor da SMS, Leo Prates, disse que o Ministério da Saúde soltou uma nota técnica, informando que esse tipo de ocorrência não traria prejuízos para as pessoas envolvidas, desde que fosse garantido o complemento das imunizações.


Somente em Salvador, cerca de 70 mil pessoas estão com atrasos nas aplicações da segunda dose da CoronaVac. O quantitativo recém-chegado à cidade, ainda, é insuficiente para imunizar todo o público e a preocupação não termina. 


A reportagem do Aratu On conversou, em vídeo (play abaixo), com a diretora do Instituto Couto Maia, a infectologista Ceuci Nunes, sobre a aflição e ansiedade daqueles que aguardam o complemento do processo de imunização pela CoronaVac. Apesar da situação, ela esclarece que não há motivo para pensar em risco de não criar imunidade.


“As pessoas podem ficar tranquilas, porque vacina a gente não perde”, garante Ceuci Nunes. De acordo com a especialista, o esquema de 28 dias montado para a aplicação da segunda dose da CoronaVac é o que dá um melhor resultado, mas não quer dizer que completando o processo de forma diferente, a pessoa não fique protegida.


A especialista falou, ainda, sobre outros aspectos importantes relacionados à pandemia da Covid-19. Ela comentou sobre o relaxamento das medidas restritivas em Salvador; a expectativa de uma terceira onda de contaminações; e o aumento de infecções envolvendo a população jovem.






CAUSAS DO DESABASTECIMENTO 


De acordo com o secretário Leo Prates, a situação da falta da CoronaVac aconteceu tanto pelo não repasse do antídoto, por meio do Ministério da Saúde, como pela inconsistência verificada no número de doses que estavam sendo enviadas pelo Instituto Butantan.


“[Eles] nos mandavam frascos computados com dez doses, mas na verdade só vinham com nove e isso potencializou o desabastecimento”, comentou Prates.


O secretário acrescentou que, por essa razão, em Salvador, foi estimada uma deficiência em torno de 25 mil doses, contabilizadas a menos, e essa diferença poderia sanar grande parte dos transtornos causados ao processo de vacinação na capital baiana.


NOVO ESCALONAMENTO 


A SMS disponibilizou, na manhã do domingo (9/5), 8 mil vagas para o agendamento da 2ª dose da CoronaVac através da plataforma Hora Marcada, do seu site. A procura pelo serviço foi grande e, em menos de três horas, a demanda havia sido esgotada.


Nesta segunda-feira (10/5), cerca de 11 mil pessoas que estão com a data de reforço da vacina do Butantan, aprazada para o dia 1º de maio, poderão procurar postos para demanda espontânea. Porém, antes de se dirigir ao ponto de vacinação, a data de reforço deve ser conferida atentamente no cartão ou no site. 


A imunização dessas pessoas podem ser feitas nos seguintes locais:


Drives: PAF Ondina, FTC Paralela, Barradão, Centro de Convenções e Shopping Bela VIsta.

Pontos fixos: FTC Paralela, Barradão, USF Teotônio Vilela II e USF Yolanda Pires.


LEIA MAIS: Saiba tudo sobre a retomada da aplicação da CoronaVac e quem pode ser vacinado em Salvador nesta segunda-feira


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.