Anvisa proíbe venda de colágeno e Xarope da Vovó; veja lista

Diversos medicamentos e produtos foram barrados por uma portaria da Anvisa, incluindo o Xarope da Vovó Isabel

Por Lucas Pereira.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de vários medicamentos, incluindo colágeno e o Xarope da Vovó Isabel. De acordo com a Anvisa, os produtos foram tirados de circulação.

A Anvisa proibiu produtos como o Xarope da Vovó Isabel, um botox e uma marca de Colágeno. Foto: Reprodução

Os medicamentos autuados pela Anvisa foram: Colágeno + Vitamina C; L-Treonato de Magnésio; Espinheira Santa, todos da empresa Grupo Nutra Nutri Ltda, bem como o Xarope da Vovó Isabel ou apenas Xarope da Vovó. Além desses produtos, a Agência proibiu também a venda do ingrediente alimentar Curcumyn Long e do lote L42158 do insumo farmacêutico “Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U”.

As resoluções de apreensão e recolhimento desses produtos são assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, e foram publicadas no Diário Oficial da União, na edição de sexta-feira (18).

O documento aponta que os medicamentos Xarope da Vovó Isabel e Xarope da Vovó são fabricados “por empresa desconhecida” e a comprovação da propaganda e comercialização do produto não possuem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

Já o fabricante do Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa - Grupo Nutra Nutri Ltda - “não possui autorização de funcionamento” da Anvisa. Os três produtos também não têm registro, notificação ou cadastro na agência.

Por sua vez, o lote L42158 do Botox Dysport®, foi barrado pois a empresa fabricante Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda “não reconhece o lote como original, se tratando, portanto, de falsificação.”

Finalmente, a Anvisa considerou ainda que o suplemento alimentar Curcumyn Long “não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”, conforme descreve Resolução 2.705.

Diversos medicamentos e produtos foram barrados por uma portaria da Anvisa. Foto: Reprodução

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.