Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka após problema na produção

Um lote do chocolate Laka precisou ser recolhido após determinação da Anvisa devido a problemas na produção e embalagem dos produtos

Por Da redação.

Fonte: Informações da Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou recolher um lote do Chocolate Branco Laka após um problema na produção e embalo. Todos os produtos do lote CC28525493 precisaram ser tirados de venda pela empresa Mondelez Brasil Ltda.

 Um lote do chocolate Laka precisou ser recolhido após determinação da Anvisa devido a problemas na produção e embalagem dos produtos. Foto: Divulgação/Laka

De acordo com a Anvisa, o recolhimento do produto ocorre, pois houve um erro na embalagem: o produto ‘Laka Oreo’ foi embalado com o rótulo do ‘Chocolate Branco Laka’. Segundo a agência, para pessoas com condições específicas de saúde, como celíacos e alérgicos ao glúten, a falta dessa informação traz riscos à saúde.

“Essa falha técnica faz com que os ingredientes descritos no rótulo não correspondam ao produto. A troca de embalagens também resultou na falta da declaração obrigatória da presença de glúten no produto, que é obrigatória por lei”, disse a agência, em nota.

A Anvisa também determinou o recolhimento do Glitter e Glitter Holográfico da marca Flex Fest. Os produtos, que são da empresa AP Viola Artes e Festas Ltda (Flex Fest), tiveram a sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso suspensos. “O motivo da suspensão é porque os itens contêm materiais plásticos, o que os torna impróprios para serem consumidos em alimentos”, explicou a Anvisa.

Chocolate e benefícios

No dia 7 de julho celebra-se o Dia Nacional do Chocolate, produto com grande tradição na Bahia e com benefícios à saúde, especialmente para o alívio da TPM (tensão pré-menstrual) nas mulheres. 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, o consumo nacional do chocolate aumenta a cada ano. Em 2022, o consumo do doce no Brasil atingiu 3,6 kg/per capita, ou seja, por pessoa. No entanto, será que não faz mal introduzir essa delícia na alimentação do dia a dia? A nutricionista Yasmin Sabrina afirma que o chocolate pode estar presente no café da manhã, no lanche e até no jantar em um único dia, caso seja uma opção mais saudável e funcional.

"Eu indico o chocolate meio amargo ou amargo, preferencialmente. O amargo, eu gosto sempre de indicar como referência de chocolates acima de 60%. É um chocolate que pode ser usado em diversas receitas, como panqueca no café da manhã, pãozinho de chocolate, bolo ou muffin, chocolate quente e calda para colocar em frutas. O chocolate é utilizado como sabor de suplementação e pode ser uma opção de sobremesa, como uma barrinha de chocolate", informa Yasmim. 

Anvisa mandar recolhe lote de chocolate Laka após problema na produção. Foto: Ilustrativa/Freepik

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.