Anvisa aprova ampliação do prazo de validade de quase 7 milhões de testes de Covid-19
Anvisa aprova ampliação do prazo de validade de quase 7 milhões de testes de Covid-19
Após o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, informar que quase 7 milhões de testes de Covid-19, não utilizados, poderiam ter a validade estendida, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo. A notícia foi divulgada pelo secretário de Vigilância em Saúde do órgão, Arnaldo Medeiros, nesta quarta-feira (9/12).
Durante audiência na Comissão da Câmara dos Deputados, que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento à pandemia, Medeiros disse que cerca de seis milhões de testes vencem até março de 2021. Dos testes, do tipo RT-qPCR, que estão estocados pelo governo, 2.814.500 tinham validade limite para dezembro; 3.979.300 janeiro; 22.900 fevereiro; e 70.800 março. Com a decisão da Anvisa, os produtos receberam uma ampliação da data final de quatro meses.
“Você tem, para cada vencimento, uma extensão de quatro meses. Assim, os testes que vencem em dezembro passam a ter prazo de validade até abril, os que vencem em janeiro, até maio, e assim por diante, com a extensão dos testes que venceriam em março, ficando para julho”, explicou o secretário. Eles foram adquiridos em abril pelo ministério, em uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), em caráter emergencial.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.