Adolescentes sem comorbidades podem continuar sendo vacinados na Bahia, anuncia Sesab
A decisão partiu da Comissão Intergestores Bipartite, uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes de todos os municípios baianos e o estado, na manhã desta sexta-feira (17/9).
Os 417 municípios da Bahia devem retomar imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente.
A decisão partiu da Comissão Intergestores Bipartite, uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes de todos os municípios baianos e o estado, na manhã desta sexta-feira (17/9).
A aplicação em adolescentes havia sido suspensa na quarta-feira (15/5) por ordem do Ministério da Saúde. A imunização, porém, é defendida por entidades nacionais e internacionais, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"O Ministério da Saúde implementou unilateralmente decisões sem respaldo técnico e científico. Diferente da posição ministerial, a Bahia reuniu especialistas, a exemplo da presidente da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire, bem como do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira. Ambos refutam a iniciativa do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidade ou deficiência permanente", ressalta a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim.
Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias a decisão do Ministério da Saúde e a favor da aplicação em adolescentes.
Até esta sexta-feira, a Bahia vacinou 129.284 adolescentes com idade de 12 a 17 anos, sendo 109.704 sem comorbidades, 16.437 com comorbidades, 1.856 com deficiência permanente e 1.287 adolescentes gestantes e puérperas.
Os 417 municípios da Bahia devem retomar imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. Ouça a secretaria de Saúde da Bahia, Tereza Paim: pic.twitter.com/TUmqy4J6c5
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) September 17, 2021
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.