Quatro novas maternidades serão inauguradas na Bahia; veja onde
Obras contam com investimento do Novo PAC
Por Da Redação.
Quatro novas maternidades serão inauguradas na Bahia, nos municípios de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Amargosa, Serrinha e Valença. A novidade foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11/7).
A previsão é que 36 novas maternidades sejam implantadas em 21 estados, com um investimento de R$ 4,76 bilhões do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
ESTRUTURA
Segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelos projetos, serão construídos estabelecimentos de saúde de média e alta complexidade, que prestarão assistência à gestante, puérpera e ao recém-nascido.
As unidades serão divididas em porte 1, com 8.200 m² e capacidade para até 100 leitos; e porte 2, com 10.150 m² e capacidade para até 150 leitos.
As unidades ofertadas serão de risco e contemplarão os seguintes setores assistenciais:
- centro de parto normal intra-hospitalar; - ala de suítes de pré-parto, parto e pós-parto; - centro cirúrgico e obstétrico; - alojamentos conjuntos; - quartos de internação de alto risco; - unidade de terapia intensiva neonatal; - unidade de cuidados intermediários; - unidade de canguru; - unidades de terapia intensiva materna; - suítes de expectação para mulheres em situações emergenciais; - áreas privativas para mulheres vítimas de violência; - unidade de urgência e emergência; - diagnóstico por imagem com radiologia; - tomografia; - ultrassonografia; - cardiotocografia; - laboratório de análises clínicas; - áreas de apoio técnico; - banco de leite; - apoio logístico e administrativo: além de um ambulatório e casa da gestante bebê e puérpera
* Com informações do Ministério da Saúde
LEIA MAIS: CCR Metrô Bahia realiza simulação para resgate de vítima sob o trem nesta sexta (12)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).