Saúde

Com 1,8 milhão de casos, números da dengue batem recorde em 20 anos no Brasil

Nos primeiros três meses de 2024, Brasil registrou 561 mortes pela doença.

Por Da Redação

Com 1,8 milhão de casos, números da dengue batem recorde em 20 anos no BrasilReprodução / Pixabay
*Com informações do SBT News*
O Brasil chegou a um recorde no número de casos prováveis de dengue ao passar de 1,8 milhão de identificações da doença em 2024. O valor, atualizado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18/3), é o maior em mais de 20 anos, e supera os registros de toda a série histórica monitorada pelo governo, iniciada nos anos 2000.
Em dados absolutos, foram 1.889.206 registros que se assemelham à dengue até o momento. O valor é 13,89% maior que os casos registrados em todo o ano passado, quando foram 1.658.816 casos da doença no país. Até a atualização desta segunda-feira, o ano que mais havia registrado casos foi o de 2015,  com 1.688.688 registros da doença no ano.
Além dos registros, o ano de 2024 aponta 561 mortes pela doença no país. Outras 1.020 ainda estão em investigação - e podem ser atribuídas à dengue.
A pior taxa de incidência se dá no Distrito Federal, onde 157.205 casos foram identificados desde o início do ano. Na comparação com a quantidade de habitantes, são 5.582 casos para cada 100 mil pessoas, o maior número no país. Na sequência estão os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás.
BAHIA
A Secretaria de Saúde do estado (Sesab) registrou na última sexta-feira (15/3) mais três óbitos por dengue na Bahia. As mortes aconteceram em Pirapá, cidade no sudoeste do estado. A última atualização do número de morte causada pela infecção da doença foi na última quinta (14/3), com ocorrências registradas em Santo Antônio de Jesus e Santo Estêvão.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), 175 municípios baianos estão em estado de epidemia por dengue. Outros 67 estão em risco e 18 em alerta. São 54.790 casos prováveis da doença até o dia 14 de março de 2024. O ranking de cidades com mais mortes registradas no estado, começa com Jacaraci, com 4 óbitos, Piripá e Vitória da Conquista, ambos com três mortes registradas pela Divep.
LEIA MAIS: Número de mortes por dengue sobe para 17 na Bahia; 175 municípios estão em estado de epidemia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.