Saúde

Animais podem sofrer com onda de calor, alertam especialistas; veja dicas de como cuidar dos pets

Em caso de desconforto dos animais de estimação, a recomendação é levá-los ao veterinário; em animais de produção, o calor excessivo pode aumentar a taxa de mortalidade

Por Da Redação

Animais podem sofrer com onda de calor, alertam especialistas; veja dicas de como cuidar dos pets
A onda de calor que afeta diversos estados do Brasil, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste, e 199 cidades na Bahia levou especialistas a alertaram as pessoas sobre os riscos das altas temperaturas para a saúde das pessoas. Nesta terça-feira (14/11), o Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) emitiu um alerta sobre a saúde dos animais. Segundo a professora da UFRRJ Ana Lúcia Puerro de Melo, animais domésticos e de criação estão sujeitos a sofrer de estresse pelo calor extremo.
Para os domésticos, os responsáveis devem propiciar a eles conforto térmico, com sombra e água fresca, trocada com frequência. É preciso também verificar o comportamento do animal, se está se alimentando, defecando e urinando normalmente. Diante de qualquer comportamento ou indício de desconforto ou de que ele não está bem, a recomendação é procurar um veterinário. Ana Lúcia também recomenda dar a cães e gatos de estimação alimentos diferentes, com teor de água maior, e deixá-los mais tempo em repouso.
"No caso de animais de produção, o nível de estresse de calor é bastante grave. Dependendo da espécie e da raça, pode aumentar a taxa de mortalidade", esclareceu a professora da UFRRJ. Mesmo animais que são alojados em galpões que, em tese, são ambientes sombreados, o calor muito excessivo pode causar mortes. Ana Lúcia cita as aves como exemplo. Os cuidados nesses casos incluem a escolha de raças que aguentam mais o calor e a melhoria das instalações, com sombreamento e fornecimento de água fresca e limpa. Também é possível diminuir o manejo dos animais no calor extremo, para reduzir o estresse deles.
Segundo Ana Lúcia, o estresse pelo calor é negligenciado até para os seres humanos. "A gente vê muitas campanhas do agasalho, no frio, mas nesses dias quentes, inclusive para os seres humanos que estão em situação de vulnerabilidade, muitas vezes não dispõem de um local decente para tomar um banho ou beber uma água potável em temperatura adequada, é essencial que haja conscientização sobre isso também".
Confira reportagem da TV Aratu sobre o assunto:
https://youtu.be/URxIIDLFZ8w
* Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: 'Não permitiremos aumento abusivo nas passagens aéreas', diz ministro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.