Baixa procura da vacina contra o HPV aumenta risco de câncer do colo de útero no Brasil
A imunização é indicada no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes de 9 a 14 anos e pessoas com situações específicas da saúde
A vacinação contra o HPV ainda é mais baixa do que o desejado no Brasil. A vacina é essencial na prevenção do câncer de colo de útero. O vírus do HPV está relacionado a 84% dos casos da doença. No entanto, esse tipo de tumor pode ser prevenido.
A imunização é indicada no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes de 9 a 14 anos e pessoas com situações específicas de saúde. Além do público-alvo do Programa Nacional de Imunização (PNI), pessoas de até 45 anos podem obter a vacina em clínicas privadas de imunização, segundo autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar de ser associado a casos de câncer, a grande maioria dos casos de infecção pelo HPV não evolui dessa forma. Em grande parte dos casos, o próprio sistema imunológico se encarrega de combater o vírus antes do surgimento de sintomas.
VEJA A REPORTAGEM DO BOM DIA BAHIA:
https://www.youtube.com/watch?v=Txw778iel6Q
LEIA MAIS: Procura por emprego? Conheça as vagas do SineBahia para esta terça-feira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!