Você já ouviu falar em miosite viral? Trata-se de uma inflamação muscular que causa dor e afeta, principalmente, as crianças, dificultando a realização de movimentos. Foi justamente ao ouvir do agitado filho de 6 anos que ele não conseguia andar, que a mãe, a jornalista Naama Rodrigues, ligou o sinal de alerta.
De acordo com ela, tudo começou com uma “tosse leve, mas febre alta, de 39 ºC e 40 ºC”. A medicação até ajudava a baixar a febre, mas não demorava muito a voltar e o garoto chegou a delirar.
Os sintomas começaram na semana da primeira festa de aniversário de Dilan. Na véspera do tão aguardado dia, ele preocupou a mãe: “não estou conseguindo andar”. Ela perguntou se ele conseguia levantar para fazer xixi, ao que ele falou “não aguento”, e não levantou mais. Foi então que Naama levou a criança ao hospital, onde fez exame de sangue e recebeu o diagnóstico de miosite viral, e ficou internado por cinco dias. Ele também estava com dengue, o que pode ter provocado a inflamação, segundo os médicos.
“Nem sei explicar. Foi desafiador. Olhar pro meu filho, que tem costume de andar, correr e brincar – inclusive doente – e ele de repente falar: ‘cancela [o aniversário] que não consigo mais andar'”, relembra Naama. “O susto maior foi esse. Ouvir do meu filho que ele não conseguia andar. A dúvida da desinformação foi a pior coisa”, completou.
Depois do tratamento, que incluiu fisioterapia e soro, Dilan conseguiu voltar a se movimentar normalmente.
ESPECIALISTA
Para explicar melhor sobre a miosite viral, o infectologista Ronson Reis esteve no QVP desta segunda-feira (24/4). Na ocasião, o médico ressaltou que o problema não é uma doença, mas, sim, uma consequência de doenças, sobretudo infecções virais, dentre as quais as mais comuns são influenza, rinovírus, adenovírus, ou até mesmo pelas arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
“‘Mio’ singifica músculo e ‘ite’ inflamação. Logo, a miosite é uma inflamação no músculo, cujo principal sintoma é a fraqueza muscular, com dores nas costas, coxas e pernas”, explica o infectologista.
Ele destaca que a miosite acomete mais crianças de 5 a 10 anos e tem duração de dois a sete dias. O tratamento consiste, principalmente, em repouso. “O mais importante é tranquilizar os pais que, na maioria das vezes, esse problema se resolve sozinho, com ou sem medicamentos”, completa.
VEJA ABAIXO
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!