AO VIVO Últimas Notícias
09/12/2020 16h22 | Atualizado em 09/12/2020 16h44

Rui ameaça ação no STF para vacinar baianos em caso de demora da Anvisa; entenda

Rui ameaça ação no STF para vacinar baianos em caso de demora da Anvisa; entenda

Rui ameaça ação no STF para vacinar baianos em caso de demora da Anvisa; entenda Foto: Fernando Vivas/GovBa
Da Redação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira (9/12) que pode entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a liberação da vacina contra o coronavírus para os baianos.

De acordo com o gestor, o Estado não pode marcar vacinação sem aprovação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), no entanto, se alguma organização internacional validar, o órgão de vigilância sanitária pode acelerar as etapas de liberação. Essa, inclusive, foi uma das pautas de uma reunião de gestores estaduais com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última terça-feira (8/12).

LEIA MAIS: Salvador planeja vacinação independente; "não vamos ficar esperando o governo federal fazer o que já devia ter feito"

"Assim que ela (a vacina) for aprovada, regulamentada por qualquer órgão de expressão mundial, no nosso entender, a Anvisa não precisa repetir todos os protocolos e poderia aderir à esta aprovação. Nós acompanharemos dia após dia. Assim que qualquer vacina for aprovada internacionalmente por qualquer organismo, nós vamos atuar conforme for necessário. Se a Anvisa atrasar, nós vamos ao STF pra poder vacinar a população", prometeu.

Para a aplicação da futura vacina, o governador também confirmou a compra de insumos. "Estamos comprando nesta quarta 19,8 milhões de seringas e agulhas para vacinar baianas e baianos contra o coronavírus", revelou. Foram investidos R$ 5,5 milhões na aquisição, segundo Rui Costa.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação