Saúde

Salvador tem aumento no número de infrações por velocidade, apesar da pandemia; "nos deixa muito preocupados"

Salvador tem aumento no número de infrações por velocidade, apesar da pandemia; "nos deixa muito preocupados"

Por Da Redação

Salvador tem aumento no número de infrações por velocidade, apesar da pandemia; "nos deixa muito preocupados"ilustrativa/Pexels

Apesar da recomendação de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, os condutores soteropolitanos não só foram às ruas, como ainda receberam mais multas. Os maiores aumentos foram em relação ao excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho, registrados através de fiscalização eletrônica. Ambas as infrações são consideradas as principais responsáveis por acidentes com maior gravidade.


Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), os dados do primeiro semestre de 2020 superam o mesmo período do ano passado. A pasta acredita que alguns condutores acharam que, com as ruas mais vazias por conta da pandemia, poderiam pisar no acelerador ou ignorar os semáforos, mas estavam enganados.


LEIA MAIS: Transmissão do coronavírus continua crescendo no Brasil após três meses; Bahia tem "contaminação acelerada"


LEIA MAIS: Aplicativo de traição cresce na pandemia com ajuda de brasileiros e ensina usuários a "pular a cerca"


De janeiro e junho de 2019, a autarquia registrou 259.736 infrações no total, contra 274.364 este ano, o que representa um aumento de 5,63%. Dessas, no ano passado, 139.668 infrações eram por excesso de velocidade, contra 186.165 este ano, um aumento de 33%. Os dados mostram, ainda, que "exceder em até 20% a velocidade máxima permitida da via" somou 174.439 multas, 32% a mais quando comparado ao mesmo período de 2019.


Já para avanço de sinal, esse crescimento foi ainda maior. Entre janeiro e junho de 2019, foram contabilizados 8.365 condutores que desrespeitaram o sinal vermelho. Este ano, o número saltou para 14.703, 76% a mais apenas neste primeiro semestre. 


A terceira infração mais regsitrada foi "transitar em via exclusiva para ônibus", com 17.670 condutores autuados. “Essa alta nas notificações nos deixa muito preocupados, principalmente porque vivemos num momento delicado no sistema de saúde, e infrações de trânsito estão entre as principais causas de hospitalização no país”, acrescenta o gestor do órgão, Fabricio Müller.


VELOCIDADE


O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê três tipos de infrações por excesso de velocidade: até 20%, entre 20% e 50% e acima de 50% do limite da via. De janeiro a junho de 2020, além dos 174.439 veículos com velocidade até 20% superior ao limite da via, a Transalvador registrou 11.245 veículos com excesso de velocidade entre 20% e 50%, contra 7.361 no mesmo período do ano passado; e 481 condutores com velocidade 50% acima do limite de velocidade, quando, em 2019, 268 condutores foram flagrados cometendo este tipo de infração.


Os locais com maior número de registro de excesso de velocidade são a Rua João Gomes, no Rio Vermelho, com 11.193 autuações, seguida pela Avenida Luís Eduardo Magalhães, com 8.815 autos, e a Avenida Presidente Castelo Branco (Vale de Nazaré), com 7.790 veículos autuados neste período.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.