Missa em Salvador marca 30 dias da morte de Preta Gil
Preta Gil morreu no dia 20 de julho após complicações de um câncer
Por Juana Castro.
Uma missa em homenagem à cantora Preta Gil será realizada no dia 20 de agosto, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, para marcar os 30 dias de seu falecimento. A celebração, prevista para as 19h, será conduzida pelo vigário Lázaro Muniz, amigo da artista, e organizada pelo produtor cultural Geraldo Badá. A família de Preta confirmou o apoio ao evento.
A escolha do local tem um significado especial. Em janeiro de 2024, a cantora celebrou a remissão de um câncer de intestino no mesmo altar. Na época, a Missa de Ação de Graças foi focada em temas como fé, espiritualidade e gratidão.
“A fé, o amor das pessoas, a fé que recebi de manifestações de pessoas com religiões diferentes. E isso é algo que a gente busca: essa união, independente de que religião a gente tenha. É importante que a gente comungue amor, comungue paz, comungue coisas positivas uns com os outros. Então, para mim, é muito importante estar aqui hoje. Eu tenho essa igreja no meu coração, desde pequena eu frequento ela”, disse Preta na ocasião.
Família de Preta Gil planeja missas mensais e volta a Salvador
A cerimônia do dia 20 deve reunir amigos, admiradores e membros da comunidade artística e cultural de Salvador, em um ato de reverência à trajetória da cantora. Em homenagem às fortes ligações de Preta Gil com a capital baiana, a família decidiu realizar missas mensais em sua memória, sempre no dia 20, até completar um ano de sua partida. As celebrações futuras acontecerão no Santuário de Irmã Dulce, de quem a cantora também era devota e apoiadora.
Preta Gil morreu no dia 20 de julho, Dia do Amigo, vítima de um câncer colorretal metastático. Nos últimos meses, ela estava em Nova York, nos Estados Unidos, para um tratamento experimental, mas decidiu retornar ao Brasil após uma piora em seu quadro de saúde. A cantora, no entanto, não chegou a embarcar para o país.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).