Flores, alfazema e fé: veja fotos da Festa de Iemanjá em Salvador
Festa de Iemanjá em Salvador é celebrada no Rio Vermelho desde 1924
Por, Ananda Costa e Matheus Caldas.
O dia 2 de fevereiro é marcado pelas cores branca e azul, pelo perfume da alfazema, pelas flores e, principalmente, pela fé de quem vai até o bairro do Rio Vermelho celebrar a rainha do mar na tradicional Festa de Iemanjá, em Salvador.

Tombada em 2020 como Patrimônio Cultural de Salvador, a festa é celebrada no Rio Vermelho desde 1924, segundo o babalorixá Indarê Sá dos Santos, do terreiro Obatayó, em Cajazeiras.
Uma das festas religiosas mais tradicionais da Bahia, a celebração chega aos 104 anos. Com o tema “Yemanjá: a Mãe que Ilumina a todos nós”, a festa é organizada pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Colônia de Pesca Z1.
O presidente do bloco Canelight, Jair Almeida de Lima, compareceu à tradicional Festa de Iemanjá levando um quadro que carrega há mais de 50 anos. Mesmo após receber diversas propostas de compra, ele afirma que pretende continuar com a peça por muitos anos.
“Só comigo está há 50 anos. Já apareceu dinheiro, mas não tem dinheiro que pague. É ela quem protege a casa e todo mundo”, contou.
Veja fotos da Festa de Iemanjá em Salvador















LEIA MAIS: Aratu On transmite Festa de Iemanjá ao vivo; acompanhe
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).