Fiéis celebram Santa Luzia, padroeira da visão, neste sábado; veja programação

Santa Luzia é reconhecida em toda a Igreja católica como protetora da visão e modelo de fidelidade cristã

Por Dinaldo dos Santos.

A Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, integrante da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, celebra neste sábado (13) a festa de sua padroeira, Santa Luzia, reconhecida em toda a Igreja como protetora da visão e modelo de fidelidade cristã.

Fiéis homenageiam Santa Luzia. Foto: Ilustração

A programação prevê uma manhã intensa de espiritualidade, com Missas às 6h, 8h e 10h — esta última seguida de procissão pelas ruas do bairro do Comércio, com saída e retorno à própria igreja. No período da tarde, as atividades serão concluídas com a Santa Missa às 15h.

Santa Luzia: protetora da visão

Nascida no final do século III, em Siracusa, na Itália, Santa Luzia era proveniente de uma família cristã e destacou-se pela decisão firme de consagrar inteiramente sua vida a Deus e ao serviço aos pobres. Durante a perseguição aos cristãos no Império Romano, manteve-se fiel, mesmo diante de ameaças, torturas e do martírio.

Seu nome significa “luz” e, ao longo dos séculos, ela passou a ser invocada como protetora dos olhos e da visão — tanto pela origem etimológica de seu nome quanto por tradições populares que a associam à defesa da fé frente às trevas espirituais. É com frequência representada segurando uma palma, símbolo do martírio, e um prato com olhos, em referência à sua intercessão por aqueles que buscam cura e claridade espiritual.

Celebrada em 13 de dezembro, sua memória tornou-se especialmente querida entre os fiéis por simbolizar esperança, coragem e fidelidade inabalável a Cristo. A devoção a Santa Luzia permanece viva em todo o mundo, e sua festa continua a inspirar os cristãos a renovar a fé com a mesma luz que ela manifestou em vida.

Festas religiosas

A Festa de Santa Luzia é a terceira entre os eventos religiosos que acontecem em Salvador em um ciclo que começa no final do ano e segue até fevereiro do ano seguinte.

No último dia 4 de dezembro, a Festa de Santa Bárbara deu início a essas homenagens que reúnem fiéis, admiradores em momento de fé e emoção.

Quatro dia depois, Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, foi a grande homenageada, no bairro do Comércio.

Na sequência, ainda teremos, entre outras, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim, e a Festa de Iemanjá. 

LEIA MAIS: Confira programação do Natal Salvador 2025 neste fim de semana

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.