8 de dezembro é feriado em Salvador e mais 12 capitais; veja

Na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição

Por Bruna Castelo Branco.

Na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como Dia da Imaculada Conceição. Entre as 27 capitais brasileiras, 13 decretaram a data como feriado.

As cidades que terão feriado são: Aracajú (Sergipe), Belém (Pará), Belo Horizonte (Minas Gerais), Boa Vista (Roraima), Cuiabá (Mato Grosso), João Pessoa (Paraíba), Macapá (Amapá), Maceió (Alagoas), Manaus (Amazonas), Recife (Pernambuco), Salvador (Bahia), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí).

Na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição. | Foto: Santuário Arquidiocesano de N. Senhora da Conceição do Morro

A data celebra a crença na concepção imaculada da Virgem Maria e é tradicionalmente marcada por missas, procissões e manifestações de fé em diversas regiões do país, especialmente no Norte e Nordeste.

A decisão pelo feriado cabe aos governos municipais e estaduais. No Amazonas, a celebração tem ainda mais relevância: Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Manaus, o que garante o feriado religioso em todo o estado.

Nas cidades onde o dia é considerado feriado, trabalhadores da iniciativa privada são dispensados. Caso precisem trabalhar, têm direito ao pagamento em dobro ou à folga compensatória. Para servidores públicos federais, a data não é feriado nem ponto facultativo. Já para funcionários municipais e estaduais, a liberação depende de cada administração local.

Entre as 27 capitais brasileiras, 13 decretaram a data como feriado. | Foto: Santuário Arquidiocesano de N. Senhora da Conceição do Morro

Santa Bárbara

Nesta quinta-feira (4), o Aratu On esteve no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, para mostrar com detalhes a celebração ao Dia de Santa Bárbara na capital baiana. Durante a transmissão ao vivo, o público acompanhou, desde às 8h, todos os momentos da festa.

A Festa de Santa Bárbara marca o início das comemorações populares e religiosas da Bahia, que seguem até o Carnaval. A celebração, realizada no Centro Histórico de Salvador, reúne fé, sincretismo religioso e expressões da cultura afro-brasileira, especialmente as ligadas a Iansã, orixá dos ventos e tempestades.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.