Política

Vereador critica distorção de discussões envolvendo mandato coletivo: "cumprimento puro e simples do regimento"

O edil ainda salientou que a justiça eleitoral não prevê legalidade do modelo defendido pela psolista

Por Juana Castro

Vereador critica distorção de discussões envolvendo mandato coletivo: "cumprimento puro e simples do regimento"

Manifestando-se sobre a polêmica envolvendo o mandato coletivo Pretas por Salvador, encabeçado pela vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), o vereador Ricardo Almeida (PSC) voltou a tratar sobre o assunto, afirmando que o regimento interno da Câmara Municipal (CMS) deve ser respeitado. O edil ainda salientou que a justiça eleitoral não prevê legalidade do modelo defendido pela psolista.


"Somos legisladores municipais e não podemos infringir o regimento interno da Casa, porque é a nossa lei interna. O regimento prevê que alguns espaços só podem ser usados por vereadores, inclusive as cadeiras que estão no plenário. Nós não podemos colocar ali mais do que 43 vereadores, 70 pessoas na galeria, mais uma quantidade de imprensa e servidores, pois, pelo fato de ser tombado, o prédio requer cuidados. O espaço que a vereadora quer ocupar a sua assessora é uma cadeira exclusiva de vereadores. O mandato coletivo não é regulamentado no Brasil. Então, não existe mandato coletivo. Se um vereador faltar, se elege para outro cargo ou acaba falecendo, quem assume é o seu suplente imediato, e não um assessor", explicou Ricardo.


O vereador ainda lamentou a postura da sua colega de Câmara Municipal que tentou levar a discussão para assuntos sociais, como homofobia, intolerância religiosa e machismo.


"Agora, o que me causa estranheza é o uso indevido de pautas que são tão importantes para a sociedade. Isso é usado como pretexto para dizer que a Câmara é homofóbica, racista, intolerante ou machista. O que há é cumprimento puro e simples do regimento. Isso, para mim, é preocupante, pois o uso dessas pautas torna esses assuntos descredibilizados. Não é nada disso, é sobre o regimento da Casa", completou.


LEIA MAIS: Após polêmica, vereadora leva cadeira de praia para sessão na Câmara de Salvador; entenda

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.