Veja onde Bolsonaro e outros réus devem cumprir pena por tentativa de golpe

Decisão marca o início da execução penal da condenação por tentativa de golpe; ex-presidente já está no local desde sábado (22)

Por Da redação.

Fonte: Jessica Cardoso, Paola Cuenca - SBT News

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e definiu que ele deverá permanecer na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Brasília.

Stf Jair Bolsonaro

O despacho foi assinado após a defesa do ex-presidente optar por não apresentar novos embargos de declaração, o que levou ao trânsito em julgado da condenação (quando não há mais possibilidade de recursos).

Segundo a decisão, Bolsonaro deverá permanecer na mesma sala de Estado-Maior onde já está preso preventivamente desde sábado (22).

+PF e Exército prendem Augusto Heleno e Paulo Sérgio

O ex-presidente foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses, em regime inicial fechado, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Além de definir onde Bolsonaro cumprirá a pena, Moraes estabeleceu uma série de medidas relacionadas à execução:

  • Bolsonaro terá de passar por exames médicos oficiais para registrar seu estado de saúde e definir eventuais cuidados necessários durante a pena;
  • O ex-presidente terá direito a atendimento médico contínuo, inclusive com acesso irrestrito à equipe que já o acompanha;
  • Ele seguirá as normas internas da Superintendência da Polícia Federal. As visitas só serão permitidas com autorização do STF, exceto as de advogados e equipe médica;
  • O Tribunal Superior Eleitoral será informado da condenação para aplicar as regras da Lei da Ficha Limpa, que tornam Bolsonaro inelegível;
  • O Superior Tribunal Militar será comunicado para decidir se Bolsonaro perderá sua patente militar em razão da condenação;
  • A pena de multa de R$ 30 milhões, dividida entre os condenados, será encaminhada para cobrança pela Procuradoria-Geral da República.

O ministro do STF também agendou uma audiência de custódia por videoconferência para às 14h30 de quarta-feira (26), diretamente da PF.

Alexandre de Moraes vota prisão de Bolsonaro na segunda

Onde ficarão os outros condenados?

Leia abaixo os locais que os outros sete condenados por tentativa de golpe de Estado devem cumprir a pena:

  • Almir Garnier: na Estação Rádio da Marinha, em Santa Maria (região administrativa do Distrito Federal). O ex-comandante da Marinha foi condenado a 24 anos de prisão.
  • Augusto Heleno: no Comando Militar do Planalto, em Brasília. O ex-chefe do GSI foi condenado a 21 anos de prisão.
  • Anderson Torres: em ala reservada no 19º Batalhão de Polícia Militar (Papudinha). O ex-ministro da Justiça foi condenado a 24 anos de prisão.
  • Alexandre Ramagem (PL-RJ): o deputado federal está foragido nos Estados Unidos. Foi condenado a 16 anos de prisão.
  • Paulo Sérgio Nogueira: no Comando Militar do Planalto, em Brasília. O ex-ministro da Defesa foi condenado a 19 anos de prisão.
  • Walter Braga Netto: permanece em uma cela especial na 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. O general e ex-ministro está preso preventivamente desde dezembro de 2024 e foi condenado a 26 anos e 6 meses de prisão.
  • Mauro Cid: condenado a 2 anos em regime aberto, o tenente-coronel cumpre a pena desde outubro. Ele teve a menor sentença por ter sido responsável pela delação premiada.

Na decisão desta terça-feira (25), Moraes decretou ainda a perda do mandato de Alexandre Ramagem e, simultaneamente, a perda do cargo público que ele ocupava como delegado federal, medita também decretada a Anderson Torres.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.