Veja nomes que devem ocupar novo secretariado de Bruno Reis
Secretariado terá primeira alteração oficial anunciada 2025: a Semob
Por , João Brandão.e Matheus Caldas.
Informações de bastidores apontavam, desde fim de 2024, que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), promoveria uma minirreforma no secretariado. Nesta quarta-feira (5), o chefe do Executivo soteropolitano anuncia a primeira de uma série de nomes que devem ocupar cargos na estrutura da prefeitura.
No evento, marcado para acontecer às 14h, no Palácio Thomé de Souza, o anunciado deve ser o economista Pablo Souza, conforme apuração do Aratu On. Ele substitui Fabrizzio Müller, que formalizou a saída da Secretaria Municipal de Ordem Pública nesta semana, para seguir carreira na iniciativa privada.
Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura | Foto: Lucas Moura/Secom
A reportagem apurou, ainda, outros nomes que devem comandar pastas na prefeitura.
Veja abaixo a lista:
• Mobilidade (Semob): Pablo Souza
• Saúde (SMS): Rodrigo Alves
• Companhia de Governança Eletrônica (Cogel): Samuel Araújo
• Gestão (Semge): Diego Brito
• Cultura e Turismo (Secult): Walter Pinto ou Ana Paula Matos
• Inovação e Tecnologia (Semit): Alberto Braga
• Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência da Guarda Municipal: Humberto Sturaro
A primeira das mudanças ocorreu ainda no final de 2024. Isaura Genoveva foi anunciada no lugar de Ivete Sacramento na Secretaria Municipal de Reparação (Semur). Ivete ficou à frente do cargo durante 12 anos, desde a gestão de ACM Neto (União).
Desde então, o prefeito admitia alterações na estrutura da prefeitura, mas sem oferecer prazos.
Mudanças no secretariado
Na Semob Fabrizzio Muller sai após 12 anos – antes, durante a prefeitura de Neto, ele também comandou a Transalvador. Agora, a Mobilidade ficará a cargo de Pablo Souza. Economista, ele já atuou como gerente de Transportes da Fifa e ocupou o cargo de diretor de Planejamento da Semob, onde foi responsável por iniciativas como o planejamento operacional do BRT Salvador, o Plano Cicloviário e a logística de mobilidade para o Carnaval da capital baiana.
Antes cotado para a Educação, Rodrigo Alves, atual titular da Semge, deve mudar para a Saúde. A SMS tem Alexandre Reis como comandante interino desde que a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) se licenciou da secretaria para se candidatar à reeleição com Bruno Reis. Com a saída de Alves, Diego Brito ocupará a função. Atualmente, ele é chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB).
Já na Secult, a situação é indefinida. Pedro Tourinho anunciou, ainda no final de 2024, que seguiria projetos pessoais. Com isto, ele indicou o subsecretário Walter Pinto para ser promovido à chefia da secretaria. Contudo, há chances de Ana Paula Matos ser a secretária. Seria uma forma de alocar a vice-prefeita numa pasta importante – antes, ela já comandou as pastas de Governo (Segov), Saúde (SMS) e Promoção Social (Sempre).
A Semit deve ficar sob a batuta do vereador Alberto Braga (União). Atualmente, o secretário é Samuel Araújo, que deve ser deslocado para a Cogel. Com a ida de Braga para a gestão municipal, Bruno Reis promove o retorno de Orlando Palhinha à Câmara Municipal.
Já o coronel Humberto Sturaro, que chegou à prefeitura em 2023 para chefiar a unidade da Prefeitura-Bairro do Pelourinho, deve ser anunciado como coordenador de Ações de Prevenção à Violência da Guarda Municipal.
Bruno Reis ao lado do presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), e da vice-prefeita Ana Paula Matos (PSDB) | Foto: Antonio Queirós