Ufba envia a Bolsonaro lista tríplice para reitor; Célia Sacramento perde eleição interna para vice-reitoria
Os nomes dos três mais votados na eleição interna para cada cargo comporão as respectivas listas tríplices. Bolsonaro escolherá o reitor e a comunidade da Ufba indicará o vice
O Colégio Eleitoral da Universidade Federal da Bahia (Ufba) definiu, na última quarta-feira (1/6), os nomes que integrarão as listras tríplices para reitor e vice-reitor da instituição de ensino. Ex-vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento participou da disputa para vice-reitora, mas não conseguiu votos para integrar a lista.
O atual vice de João Carlos Salles, Paulo Miguez, foi o mais votado no conselho, com 54 votos. Ele foi seguido por Eduardo Luiz Mota, com 17 votos, e Olival Freire Jr., com 16 votos. Segundo a legislação, os três mais escolhidos no pleito integram a lista. Além deles, disputaram a eleição Ana Kátia dos Santos (2 votos), Salete Maria da Silva (2 votos) e Fernando Conceição (0 votos).
Para vice-reitor, a lista trípilice terá Penildon Filho, Olívia de Oliveira e Tatiana Dumet. Eles venceram a ex-vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e Saulo Silva.
Os nomes dos três mais votados para cada cargo comporão as respectivas listas tríplices. De acordo com a legislação, a nomeação do reitor é feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto a nomeação do vice-reitor é feita no âmbito da universidade.
Formado pelos membros do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Colégio Eleitoral contou com quórum de 93 eleitores - 74 docentes, 8 técnico-administrativos e 11 discentes. Conselheiros que se candidataram ficaram impedidos de votar para os cargos pleiteados. Assim, 91 pessoas votaram.
EX-VICE-PREFEITA
Vice durante o primeiro mandato de ACM Neto (UB) como prefeito de Salvador, Célia Sacramento é professora da Ufba desde 1995. É Bacharel em Direito e Contabilidade, Especialista em Auditoria, Gestão Pública e Perícia Contábil, Direito Tributário e Eleitoral. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Engenharia de produção pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC).
Ex-vereadora em Salvador, eleita em 2008, ela já tentou ser deputada federal em 2010, mas não conseguiu. Em 2016, concorreu à Prefeitura, mas não foi páreo pra Neto, reeleito para segundo mandato. Em 2018, concorreu ao Governo do Estado, mas foi vice-lanterna, com 31.198 votos (0,46%).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!