Posse de Trump: assista à cerimônia ao vivo
Além de Trump, o vice-presidente J.D. Vance também tomará posse durante a cerimônia
Fonte:
Donald Trump será empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia que mistura tradições com algumas novidades. Após vencer a eleição de novembro, Trump retorna à Casa Branca para um segundo mandato, depois de ter sido o 45º presidente entre 2017 e 2021.
+ Deputados baianos viajam aos EUA para assistir à posse de Trump; acompanhe
+ Papa Francisco critica planos de deportação em massa de Trump: 'Uma vergonha'
A cerimônia tem início previsto para as 8h (horário local), com o juramento de Trump marcado para às 12h (14h no horário de Brasília). Além de Trump, o vice-presidente J.D. Vance também tomará posse durante a cerimônia. Assista ao vivo:
O que esperar do dia da posse
As festividades começam cedo, com Trump e sua família participando de um serviço religioso na Igreja St. John. Após o evento, o presidente eleito será recebido para um chá na Casa Branca. A cerimônia oficial contará com apresentações musicais, discursos de abertura e o aguardado discurso inaugural, no qual Trump deverá apresentar suas prioridades para os próximos quatro anos. Ele já anunciou que assinará várias ordens executivas nas primeiras horas de seu segundo mandato.
+ Impedido de viajar, Bolsonaro chora em embarque de esposa para posse de Trump
Após o almoço oficial no Capitólio, o presidente seguiria em uma carreata pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca. Contudo, devido ao frio, o evento foi cancelado, e todas as atividades externas serão realizadas no estádio Capital One.
Após vencer a eleição de novembro, Trump retorna à Casa Branca para um segundo mandato. | Foto: Casa Branca/Divulgação
À noite, Trump participará de três bailes inaugurais, incluindo o tradicional Baile do Comandante-em-Chefe, onde fará discursos e celebrará com seus apoiadores.
Convidados
Cerca de 250 mil pessoas são esperadas para assistir à posse, incluindo líderes políticos, celebridades e cidadãos comuns. Como de praxe, o atual presidente e vice-presidente, Joe Biden e Kamala Harris — que perderam a eleição para Trump — também estarão presentes.
Ex-presidentes também costumam comparecer, e Barack Obama e George Bush já confirmaram presença.
Desta vez, Trump quebrou o protocolo ao convidar líderes estrangeiros, como o presidente argentino Javier Milei e o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán. O presidente chinês Xi Jinping, embora tenha recebido um convite, não comparecerá, mas enviará um representante. Normalmente, a posse de um presidente dos EUA conta com a presença de diplomatas de diversos países, por questões de segurança.
Atrações musicais
A cerimônia contará com apresentações musicais de destaque. A cantora country Carrie Underwood, vencedora do American Idol, interpretará "America the Beautiful". O grupo Village People, conhecidos pela música "YMCA", popularizada nos comícios de Trump, também se apresentará, assim como o cantor de ópera Christopher Macchio e o cantor country Lee Greenwood.
Outros artistas como Kid Rock, Rascal Flatts e Billy Ray Cyrus também farão parte das comemorações.
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).