TCA deve ser entregue no fim do semestre; confira andamento da obra
Cerca de 70% concluído, TCA deve ser entregue no fim do semestre; confira andamento da obra
Por João Tramm.
Com cerca de 70% das obras concluídas, o Teatro Castro Alves (TCA) entra na terceira e última etapa da requalificação. Nesta terça-feira (27), a Ministra Margareth Menezes, da Cultura, o Secretário estadual da área, Bruno Monteiro e o presidente da Conder, José Trindade, vistoriaram a reforma. A previsão atual, segue o cronograma inicial e, com isso, TCA deve ser entregue no fim do semestre; confira andamento da obra nesta matéria.
Segundo anunciaram em coletiva de imprensa, mesmo com a chegada do Carnaval, os trabalhos não serão interrompidos, e que também não atrapalhe o andamento da folia. Já quando se fala em inauguração, a expectativa é pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação sobre o andamento das obras foi dada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade. A pasta é responsável pelas principais iniciativas de infraestrutura realizadas pelo governo do estado.
“Enquanto lá fora é festa, aqui dentro o batuque vai ser das máquinas e dos operários. A gente não vai parar. Estamos em um ritmo cada vez mais forte para cumprir a determinação do governador Jerônimo e entregar esse equipamento ainda neste semestre”, afirmou.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também visitou as obras e afirmou que a entrega do novo TCA deve contar com a presença do presidente Lula, diante da relevância do equipamento para a cultura nacional.
“Imagino o presidente Lula vindo para essa inauguração, pelo grau de importância do que está sendo feito e pelo valor que a cultura tem para ele. A Bahia é protagonista na valorização da cultura popular brasileira”, declarou.
A ministra classificou o novo TCA como um presente de alcance internacional para o estado e destacou a importância do cuidado coletivo com o espaço.
“A Bahia vai ganhar um palco de valor internacional. É uma obra de arte que será entregue ao povo baiano. Cada um de nós precisa ser zelador desse patrimônio, que guarda a história da música popular brasileira”, afirmou.
Além do Ministério da Cultura, a obra envolve o Governo do Estado, a Conder, o Iphan e diversas equipes técnicas, em uma parceria entre os governos da Bahia e do Brasil.
Detalhes do novo TCA
Entre as principais melhorias estão a climatização completa do foyer, que antes não contava com ar-condicionado, além de mudanças estruturais na sala principal, como a elevação do forro, que deve proporcionar um ganho significativo na qualidade acústica.
O projeto também inclui um prédio anexo, que será ligado ao corpo principal do teatro por meio de uma passarela, ampliando a funcionalidade do complexo cultural e integrando os espaços até a área próxima à Concha Acústica.
Trindade destacou que o desafio é equilibrar a preservação do patrimônio tombado com as exigências de um equipamento cultural moderno.
“Estamos unindo história e modernidade. É um teatro tombado, mas que precisa atender às necessidades atuais de artistas e do público. Toda a equipe da Conder tem se empenhado para entregar o melhor equipamento possível à sociedade baiana”, disse.
TCA deve ser entregue no fim do semestre; confira andamento da obra




Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).