Sindicato de Camaçari expressa preocupação com instalação da BYD
Sindicato teme que BYD transforme fábrica na Bahia em centro de distribuição
Por Da Redação.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari emitiu comunicado no qual diz que acompanha com atenção e preocupação os rumos da instalação da BYD na cidade. A montadora chinesa dará início à produção de veículos elétricos em sua nova fábrica localizada em Camaçari, na Bahia, já no próximo mês de junho.
"Apesar da expectativa e do entusiasmo com a vinda da montadora, temos motivos concretos para ligar o alerta. O que está em jogo é saber se Camaçari será, de fato, um polo industrial de produção de veículos, ou se correremos o risco de nos tornarmos apenas um centro logístico de distribuição de peças e veículos semi-montados vindos da China", diz nota.
Por que o sindicato está preocupado?
O sindicato afirma que tem preocupação com a importação em larga escala. Ele afirma que a BYD já opera com quatro navios próprios, com capacidade atual de transporte de 28 mil veículos por viagem. Até 2026, serão oito navios, podendo transportar 58 mil veículos por viagem. Isso pode significar um grande aumento nas importações diretas ao Brasil, com menos necessidade de produção local.
Além disso, acompanham com atenção a nova rota marítima direta China–Brasil. "A partir de 2025, a nova rota encurta o tempo de transporte de 60 para apenas 30 dias, barateando e agilizando ainda mais a logística internacional da empresa. Portos como Salvador (BA) estão na rota".
Outro ponto destacado é o chamado Sistema SKD. "A proposta inicial da BYD é operar em Camaçari com o sistema SKD, em que os carros chegam com quase 70% prontos, exigindo apenas uma montagem rápida. Isso reduz drasticamente o número de empregos diretos na linha de produção", acrescenta.
Outro ponto de atenção dos trabalhadores do setor é a automação nos centros logísticos. Caso a unidade de Camaçari se torne predominantemente um centro de distribuição, com sistemas automatizados, eles acreditam que o número de trabalhadores contratados tende a ser ainda menor.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).